Primeiro veículo comprado pelo Samae de Gaspar recebe reforma

O Samae de Gaspar reformou um caminhão Ford F 2000, de 1982, o primeiro veículo adquirido pela autarquia desde a criação no município. A reforma contemplou a revisão mecânica e hidráulica do caminhão e também uma nova carroceria.

Nos 33 anos em que o caminhão está no Samae, o veículo já foi utilizado para diversos serviços e marcou a história de muitos servidores, que o apelidaram carinhosamente de “azulona”.

O ex-servidor do Samae, Ronaldo Gaertner, 71 anos, foi a primeira pessoa a dirigir o veículo. Na época, ele era Diretor-Técnico da autarquia e teve a responsabilidade de buscar o caminhão em Biguaçu e trazê-lo para Gaspar.

Quando o veículo chegou ao município, o então servidor Manoel Domingos, 69 anos, conhecido como Seu Maneca, já estava esperando o caminhão, ansioso para poder dirigir. Com a documentação em dia, seu Maneca e os encanadores da autarquia começaram a utilizar o veículo para se deslocar até os locais onde era preciso realizar os serviços de conserto de tubulação das redes de água, ligação e consertos de cavalete. “Depois que o caminhão veio facilitou muito o serviço, antes tudo tinha que ser feito de bicicleta”, relembra Seu Maneca.

Manoel Domingos e Daniel Zimmermann, 75 anos, foram os servidores que mais dirigiram o Ford F 2000. Os dois trabalharam mais de vinte anos no Samae e relembram com carinho das histórias vividas com o caminhão.

Seu Maneca ainda conta que durante a enchente de 1983 o Ford F 2000 ajudou a socorrer muitas pessoas, e que depois da catástrofe terminar o veículo foi utilizado para buscar mantimentos, doados por outros municípios, para entregar aos atingidos.

O caminhão continuará a ser utilizado pelo Samae para auxiliar nos serviços externos. O Samae investiu aproximadamente R$15 mil na reforma do veículo.

Mais informações:
Diretor-Presidente do Samae, Élcio Carlos de Oliveira: 3332-1155 ou 8801-8156