Três peças teatrais serão apresentadas neste sábado (12) no Auditório da Prefeitura

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), juntamente com o Grupo Detalhe de Teatro, promove neste sábado (12) a mostra do projeto “Experimentando Teatro”.

O evento acontece às 18h, no Auditório da Prefeitura, e contará com as peças “O Jardim de Infância”, “Fim do Mundo?” e “Mudar…”, apresentadas por 17 crianças e adolescentes do Centro Gasparense de Proteção ao Adolescente Masculino (Cegapam), do Lar das Meninas e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Gaspar Mirim. As peças construídas abordam temas como amizade, infância, fé e problemas de convívio. O evento é aberto ao público e gratuito.

As apresentações são resultado das oficinas promovidas há quatro meses pelo Grupo Detalhe de Teatro, de Indaial, com crianças e adolescentes entre oito e 16 anos dessas três instituições. As oficinas fazem parte do projeto “Experimentando Teatro”, aprovado no edital do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) de Gaspar.

As oficinas foram criadas pelo Grupo Detalhe de Teatro em 2011, como mais um instrumento de disseminação do teatro. O projeto tem como objetivo proporcionar a experimentação teatral a crianças e adolescentes a partir dos métodos utilizados pelo grupo em seus processos de trabalho. Além de Gaspar, as oficinas já foram realizadas nas cidades de Trombudo Central, Schroeder, Agrolândia e Indaial.

Sobre o Grupo Detalhe de Teatro
O Grupo Detalhe de Teatro e Produções Artísticas surgiu em 2002, em Indaial, e desde o ano de 2007 constitui-se como associação sem fins lucrativos, tendo como objetivo principal contribuir com o desenvolvimento cultural e social dos cidadãos por meio da arte teatral. O foco principal do trabalho do grupo são as localidades e comunidades com pouco ou nenhum acesso às expressões artísticas.

O projeto “Experimentando Teatro” é o terceiro aprovado em editais do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) para ser executado em Gaspar. Além desse, o grupo realizou um projeto que abordava o abuso e exploração sexual juvenil, por meio da peça “Isso não é brincadeira”, e outro projeto que discutiu conflitos familiares, com um teatro intitulado “Um sonho”. Em outubro e novembro de 2013 foram realizadas 26 apresentações da peça “Isso não é brincadeira” e dez apresentações de “Um Sonho” em diversos locais de Gaspar.

Mais informações:
Sala dos Conselhos: 3397-1094