Estudante de Serviço Social da Furb apresenta pesquisa sobre atendimento à pessoa com deficiência em Gaspar

Foi realizada na última sexta-feira (19), na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social, uma apresentação dos resultados obtidos pela acadêmica do curso de Serviço Social da Universidade Regional de Blumenau (Furb), Ana Maba, referente aos trabalhos de estágio desenvolvidos na Secretaria de Desenvolvimento Social, com supervisão da assistente social Nicole Dias.

Além disso, também foi apresentada a pesquisa social realizada por Ana Maba na Prefeitura de Gaspar sobre “A compreensão dos profissionais que trabalham no eixo de promoção dos direitos sobre a atenção integral à pessoa com deficiência em Gaspar”.

Participaram do encontro, a Secretária de Desenvolvimento Social, Maristela Cizeski, e servidores das Secretarias de Desenvolvimento Social, Educação e Saúde.

Sobre a pesquisa e o relatório final do estágio

Com a realização da pesquisa qualitativa, foi possível verificar as compreensões dos profissionais que atuam nas políticas públicas municipais de saúde, assistência social, educação e na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), no que se refere ao atendimento realizado por essa rede de proteção social aos serviços que são de direito das pessoas com deficiência. Além disso, o estudo trouxe elucidações de como ocorre o atendimento às pessoas com deficiência nos serviços públicos municipais dispostos em Gaspar.

Sobre o relatório final do estágio, foi apresentada a avaliação final de todo o processo, que compreendeu os três últimos semestres, assim como os resultados do projeto de intervenção, que teve por objetivo contribuir para que a pessoa com deficiência e sua família, com evidência de violação de direitos, acessem o Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias.

Mais informações:
Estudante de Serviço Social da Furb, Ana Maba: 9607-2173