Espetáculo “Mundão de histórias” encerra atividades do 2º Encontro do Proler da cidade de Gaspar nesta terça-feira (3)
Nesta terça-feira (3) será apresentado o espetáculo “Mundão de histórias”, ministrado pelo contador de histórias Daniel Rosa dos Santos. O evento, que encerra a programação do 2º Encontro do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler) da cidade de Gaspar, acontecerá na Biblioteca Pública,às 15h. A atividade é aberta gratuitamente ao público.
Sobre o espetáculo “Mundão de histórias”
Os contos populares (contos de fadas, causos, lendas, mitos, etc.) estão entre nossos primeiros contatos com o mundo da literatura e da fantasia. Essas histórias, com sua magia e seus prodígios, lançam sobre nós um encantamento inesquecível, capaz de durar a vida inteira, além disso, contribuem significativamente na estruturação da linguagem e no desenvolvimento psicológico infantil. Todos os povos têm seus contos populares – seu acervo de literatura oral, mantido vivo e permanentemente atualizado, através das narrativas feitas ao pé do fogo e mais recentemente nas escolas, bibliotecas e salas de espetáculo.
Sobre o palestrante Daniel Rosa dos Santos
Daniel é psicólogo e tem especialização em Planejamento, Gestão e Marketing. Contador de histórias, escritor e produtor cultural, é membro fundador do grupo NHOC, Contadores de Histórias. A partir de 2003 idealizou e passou a realizar o projeto “Hora do Conto nas Escolas Públicas” que já levou os contos populares para mais de trinta mil crianças da rede pública de Itajaí e região, sendo que em 2005, 2006 e 2007 o projeto foi patrocinado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Itajaí (SC). Em 2010, teve projeto de incentivo à leitura premiado pelo Ministério da Cultura através da Bolsa Funarte de Circulação Literária, onde contou histórias e ministrou oficinas de escrita e contação de histórias para alunos e professores da rede pública de ensino nos estados de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.
Sobre o 2º Encontro do Proler da cidade de Gaspar
O evento é uma realização da Prefeitura de Gaspar, por meio da Biblioteca Pública Municipal Dom Daniel Hostin e da Secretaria de Educação, e do Serviço Social do Comércio (Sesc). Tem o apoio do Ministério da Cultura, da Global Editora, do Proler de Gaspar e da livraria Livros e Livros. O encontro tem como objetivo oportunizar aos participantes reflexões sobre a leitura, o papel do mediador e os critérios para a seleção de textos, considerando toda a sua diversidade.
Sobre o Proler de Gaspar
O Proler em Gaspar foi criado em 15 de janeiro de 2012 e instalado oficialmente em 8 de outubro de 2012. O convênio, estabelecido entre a Prefeitura Municipal de Gaspar e a Fundação Biblioteca Nacional, tem por objetivo apoiar, incentivar, organizar e planejar ações em torno do livro, da leitura, da biblioteca e de outras maneiras de promoção de leitura.
Mais informações:
Administradora da Biblioteca Pública Municipal Dom Daniel Hostin, Lúcia Kistner: 3332-5156