Prefeitura inaugura nova sede da Escola Angélica de Souza Costa nessa segunda-feira (23)

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Educação, inaugura nessa segunda-feira (23) a nova sede da Escola Professora Angélica de Souza Costa. A cerimônia acontecerá às 9h30, no próprio educandário, no bairro Margem Esquerda.

Desde novembro de 2014 os alunos já estão tendo aulas no novo prédio. A antiga sede do educandário foi destruída na catástrofe de 2008. Durante o período em que a nova sede não estava concluída, os alunos do 1º ao 5º do Ensino Fundamental estudavam na Escola Norma Mônica Sabel e as crianças da Educação Infantil, no salão comunitário São Sebastião, no bairro Margem Esquerda.

Ao todo, a escola atende 238 alunos, entre quatro e 11 anos. Desses, 45 crianças da Educação Infantil e 110 alunos do Ensino Fundamental estudam em período integral. No contraturno escolar são desenvolvidas atividades de complemento pedagógico, em que os alunos recebem auxílio para fazer as tarefas escolares. Também são realizadas oficinas de leitura, letramento e texto, jogos e recreação, dança, teatro, música, xadrez, artesanato e informática.

Além disso, os alunos do Ensino Fundamental que estudam em período integral realizam atividades fora da escola uma vez por semana. As crianças são levadas para o Centro Integrado de Eventos Prefeito João dos Santos, no bairro Poço Grande, e após a inauguração do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), no bairro Gaspar Mirim, as atividades acontecerão também nesse local.

Sobre a nova sede
A nova sede da Escola Angélica Costa, construída pela Fundação Bunge, conta com aproximadamente 1,5 mil m² e teve investimento de aproximadamente R$3,5 milhões. O espaço possui nove salas de aula, sala de informática, espaço de leitura, pátio externo, playground, horta, pomar, bicicletário e estacionamento.

Em contrapartida, a Prefeitura de Gaspar investiu aproximadamente R$225 mil na infraestrutura do espaço. Para a terraplanagem do local foi cerca de R$75 mil com mão de obra, maquinário e saibro. Já para a implantação de aproximadamente 2,5 km de rede de água em todo o Loteamento onde está localizado o novo prédio, a Prefeitura, por meio do Samae, investiu cerca de R$35mil.

A Prefeitura também investiu R$25.553,00 na aquisição de condicionadores de ar tipo split; R$19.500,00 em carteiras e cadeiras; R$9.328,90 em livros e brinquedos; R$5.443,00 em nove quadros de vidro; R$2.500,00 em bancada para computadores; R$1.670,00 em dois bebedouros; R$1.597,00 em utensílios para cozinha; R$1.500,00 em mesa com cadeiras; R$1.332,00 em equipamentos eletrônicos como DVD e televisão e R$1.196,00 em material pedagógico. Foi investido ainda R$45 mil na cozinha do educandário – valor já incluso no R$225 mil.

Mais informações:
Secretária de Educação, Marlene Almeida: 3332-8982 ou 8861-8540