Abertura das comportas de barragens provoca turbidez da água em Gaspar
Uma análise realizada pelo Samae aponta um índice de 2.000
O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto – Samae de Gaspar alerta para o aumento da turbidez na água do Rio Itajaí-açu, nesta quarta-feira, dia 6, causado pela abertura nas barragens oeste e sul, no Alto Vale do Itajaí. Uma análise realizada às 10h apontou um índice de 2.000 NTU.
A Estação de Tratamento de Água (ETA I) trabalha com 80% da sua capacidade e a situação está sendo acompanhada atentamente pelos técnicos da autarquia. A previsão, por causa da rápida elevação da turbidez, é ocorrer intermitência no abastecimento de água em algumas regiões da cidade nas próximas horas.
O Samae solicita a colaboração da comunidade para utilizar a água de forma consciente durante esse período. É fundamental que o morador saiba a importância das caixas d’água nestas situações, pois os reservatórios ajudam a minimizar possíveis impactos.
A autarquia reitera seu compromisso em garantir a qualidade e a continuidade do abastecimento de água para toda a população e está à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas ou fornecer informações adicionais por meio do número (47) 3091-2095.
O que é turbidez ?
Turbidez é a condição da água com quantidade excessiva de partículas em suspensas na água como a argila, sílica, coloides, algas, lodo, restos de folha, microorganismos e outros elementos não solúveis. As causas da turbidez são várias: o excesso de chuvas, crises hídricas, problemas de erosão no solo, atividade mineradora, práticas agrícolas, entre outras.