Agentes de Endemias realizam palestras em escolas e empresas do município
Objetivo é levar conhecimento sobre dengue e promover a conscientização do combate do mosquito transmissor da doença
Durante toda a semana, equipes dos agentes de Endemias da Secretaria de Saúde visitaram empresas e escolas municipais. A ação teve como objetivo conscientizar sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zica e chikungunya.
A EEB Norma Mônica Sabel recebeu a visita dos agentes na quarta-feira, dia 17, a EEB Profª Angélica de Souza Costa recebeu os profissionais na quinta-feira, dia 18. Os colaboradores da Plasnox tiveram a palestra na segunda-feira, dia 15. Os locais foram escolhidos estrategicamente por conta do alto número de focos encontrados nos arredores.
Além de aprender sobre o ciclo de vida do Aedes aegypti, as crianças e os colaboradores receberam informações que auxiliam no combate da proliferação do mosquito. Objetos e locais dos imóveis que acumulam água são possíveis criadouros, e por isso a recomendação é eliminá-los, ou manter esses pontos limpos ou protegidos, como calhas, caixas d’água, ralos, entre outros.
De acordo com o secretário de Saúde, Francisco Hostins Júnior, a intenção é propagar as informações para toda a comunidade, através das empresas e escolas. “Esse trabalho que estamos realizando em parceria com as escolas e as empresas de Gaspar é uma forma de prevenção. Elas levam a informação aprendida durante a campanha educativa para casa e ensinam aos pais e vizinhos. Além disso, hoje a nossa situação é critica. Precisamos unir forças contra a dengue”, explica o secretário.
Dengue
A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde alerta sobre o aumento dos focos do mosquito da dengue. Dados da Vigilância em Saúde desta quinta-feira, dia 18, mostram que foram encontrados 478 focos. Além disso, o município confirma 30 casos da doença neste ano. Por conta desses números, a Secretaria de Saúde segue com as ações de prevenção, como a realização de campanhas de conscientização da população, aplicação de inseticidas em áreas consideradas infestadas por Gaspar e treinamentos com a equipe de saúde.
Conte com os agentes de Endemias
Atualmente Gaspar conta com 22 agentes de endemias, eles são responsáveis pela realização das vistorias nos arredores das residências e terrenos baldios, além de verificar se há recipientes que acumulem água, lixos, lonas, pneus que possam servir de criadouro para o mosquito da dengue e outras doenças. Os profissionais também auxiliam na prevenção com as orientações aos moradores de Gaspar.
Conheça os agentes de endemias de Gaspar através do link:
Conheça os agentes de endemias – Município de Gaspar