Alô Saúde Gaspar realiza mais de 300 atendimentos em uma semana

Novo serviço de telemedicina facilita o acesso à saúde, todos os dias e horários da semana

Criado em 1º de março, o Alô Saúde Gaspar realiza mais de 300 atendimentos em uma semana. A iniciativa da Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, registrou uma média de 46 atendimentos diários, disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, de qualquer lugar.

Durante o contato inicial, são registrados o nome e a atualização dos dados pessoais do paciente. Em seguida, a pessoa é questionada sobre o principal motivo da ligação, seja para esclarecer dúvidas ou relatar sintomas. Das 317 ligações para o Alô Saúde, 222 foram encaminhadas para consultas médicas. Pessoas com suspeita de dengue já saem com encaminhamentos para exames.

Para ter acesso ao atendimento, a população precisa apenas discar o número 0800 888 7977, uma ligação totalmente gratuita. Ao entrar em contato, os usuários são atendidos por enfermeiros. Caso necessário, o enfermeiro fará o encaminhamento para um médico, que também atenderá por meio de telechamada, em até 20 minutos.

O médico avaliará o paciente, fará os devidos encaminhamentos e orientações, ou ainda solicitará que ele procure um atendimento presencial. Com o serviço, o paciente pode receber receita digital para retirar o medicamento gratuitamente nas unidades básicas do município ou adquiri-lo em qualquer farmácia.

Além disso, renovações de receitas de uso contínuo também podem ser realizadas pelo Alô Saúde. Ao final da consulta, o médico, se necessário, pode enviar atestados médicos e solicitar exames, encaminhando os documentos de forma digital.

Toda assistência do Alô Saúde Gaspar fica registrada no prontuário eletrônico do paciente. Assim, quando o paciente der continuidade ao acompanhamento com a equipe de referência nas Unidades de Saúde, os profissionais terão acesso a todas as informações do atendimento prestado.

O prefeito Kleber Wan-Dall comenta sobre a primeira semana de atendimento realizado pelo novo serviço. “Estamos felizes, em apenas uma semana o Alô Saúde já demonstra um impacto instantâneo e significativo na saúde pública de nosso município. Isso é reflexo do nosso compromisso em inovar na saúde, proporcionando acesso fácil e gratuito a atendimentos médicos de qualidade”, pontua Wan-Dall.

Gaspar 90 anos, ser feliz é viver aqui!

O lançamento do Alô Saúde faz parte da programação do 90º aniversário de emancipação político-administrativa de Gaspar. Uma programação rica, repleta de eventos históricos e atividades, destaca a trajetória de crescimento e desenvolvimento da cidade, homenageando sua cultura e comunidade. As festividades começaram em 1º de março e seguem até 14 de abril.

Confira a programação: Programação Gaspar 90 anos – Município de Gaspar