Alunos da rede municipal participaram da formação do Conceito Lixo Zero
Ação em prol da sustentabilidade foi realizada na última terça-feira (28) com alunos da EEB Ervino Venturi
Gaspar segue incentivando ações de sustentabilidade em diversas frentes e áreas no município. Na terça feira (28), em uma ação realizada por uma parceria entre a Cooperativa de Crédito Viacredi, através do PROGRID, e a EEB Ervino Venturi, alunos da rede municipal receberam a Formação do Conceito Lixo Zero. Os estudantes receberam o educador ambiental Arthur Rancatti, da empresa Rastro Sustentabilidade. Na oportunidade foram abordados temas como: Informações da atual gestão de resíduos em nosso país; Como funciona a extração desses resíduos; Produção e descarte dos resíduos, e claro, como ser lixo zero.
O palestrante Arthur Rancatti afirma que a Escola Ervino Venturi é inspiradora. “Eu não conhecia o projeto deles chamado ‘Lixo no Lixo, Ervino no Capricho’ e me surpreendi com tamanha dedicação da direção, alunos e professores”, comenta o palestrante convidado.
Além da palestra, a escola está sempre em movimento em prol da gestão adequada dos resíduos. Não existem mais copinhos descartáveis na escola, são separados os materiais recicláveis para a reciclagem, existe uma campanha permanente de recebimento de vidros de conserva e também de óleo de cozinha, que é transformado em sabão caseiro em oficinas com os estudantes. Na última oficina, foram produzidos 65 litros de sabão.
Após a formação, a escola se comprometeu também com a meta de reciclar os resíduos orgânicos (restos de alimentos da cozinha da escola), e transformá-los em adubo através da compostagem. Após a palestra com a turminha, o educador Arthur instruiu as professoras do quarto e quinto ano e a diretora Ida Scottini de como realizar esse processo de compostagem nos canteiros da escola e como começar a revitalização e adubagem da horta.
Todas as ações estão sendo registradas e computadas para que no final do ano a escola apresente um relatório com indicadores de reciclagem e compostagem. Apresentando assim a quantidade de resíduos desviados de aterro sanitário, uma das diretrizes do conceito lixo zero é enviar no máximo até 10% de todo resíduo gerado no local.
Para o prefeito Kleber Wan-Dall, é de extrema importância incentivar ações como essa. “A educação ambiental é um importante braço da sustentabilidade. Parabenizo a direção da escola por buscar essa parceria e incentivar os alunos. Nosso desejo é que esse tipo de informação seja cada vez mais amplificada e que possamos fazer parte do processo de cuidar do planeta e garantir melhor qualidade para as pessoas”, salienta o prefeito, relembrando a inauguração do Ecoponto do início do mês e os projetos de logística reversa do município.