Alunos da rede pública têm acesso a tecnologia e inovação em Gaspar

Laboratório Maker implantado pela Prefeitura de Gaspar está localizado na escola Norma Mônica Sabel

Impressora 3D, óculos de realidade virtual, drones, impressoras a laser e muito mais. Esses equipamentos que parecem tão distantes da realidade de muitas pessoas agora fazem parte da rotina de ensino de uma escola pública em Gaspar. A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Educação, inicia um importante passo rumo à inovação e ao desenvolvimento tecnológico ao implantar o Laboratório Maker na Escola de Educação Básica Norma Mônica Sabel, no Bairro Margem Esquerda. O projeto visa proporcionar uma experiência completa no mundo da tecnologia e da inovação para os alunos e tem como base conhecimentos voltados a conteúdos digitais, prototipação, gamificação, gamer design e tecnologias emergentes.

O espaço maker permitirá que os alunos dos anos finais da rede municipal de ensino aprendam, de forma prática e concreta, conceitos de matemática, geometria e ciências. As aulas neste novo espaço começarão no próximo semestre. Os estudantes da EEB Norma Mônica terão a oportunidade de se inscrever para as aulas no contraturno. Além disso, vagas adicionais serão disponibilizadas para estudantes de outras escolas da rede municipal. O edital com as regras será divulgado em breve.

Os estudantes terão à disposição uma equipe especializada na área, composta por um coordenador e monitores que ajudarão os estudantes a utilizar as novas tecnologias. O espaço conta com uma infraestrutura completa que permite que os jovens desenvolvam habilidades essenciais para o mundo digital atual. Um dos destaques do Laboratório Maker é a impressora 3D, que possibilitará que os alunos prototipem projetos e ideias, estimulando a criatividade e a capacidade de inovação.

Além disso, o Laboratório Maker oferecerá aos alunos a experiência de produzir materiais com o auxílio de uma cortadora a laser, plotter de recorte, televisores Smart TV e kits de robótica educacional, compostos por placas, cabos, adaptadores, sensores, resistores e outros itens necessários para o trabalho pedagógico. O laboratório também disponibiliza óculos de realidade virtual, proporcionando aos estudantes uma experiência imersiva e envolvente, com acesso às tecnologias do metaverso e da realidade aumentada.

Com o Laboratório Maker na Escola Norma Mônica Sabel, Gaspar se destaca ainda mais como uma cidade comprometida com a educação e o desenvolvimento tecnológico, oferecendo aos alunos uma experiência enriquecedora que promete impulsionar o interesse e o talento dos jovens na área da tecnologia e da inovação.

O prefeito Kleber Wan-Dall destaca os investimentos realizados: “Estamos entusiasmados em inaugurar esse novo espaço de aprendizagem, um local inovador que permitirá que nossos alunos mergulhem no mundo da tecnologia. Reconhecemos a importância de preparar nossas crianças para os desafios do presente e do futuro, e esse laboratório será um diferencial para centenas de alunos, complementando o conhecimento teórico da sala de aula com a prática dentro do espaço maker. Queremos fortalecer a cultura maker em nossa cidade e estimular a criatividade, o pensamento crítico e a capacidade de inovação em nossos estudantes. Este é um passo importante rumo à formação integral de nossos jovens e ao desenvolvimento tecnológico de Gaspar”, destaca o prefeito.

Fotos: Elisiane Roden