Arquivo Histórico recebe pesquisa sobre a história dos negros em Gaspar

Documentários foram realizadas pelo Movimento Afro Raízes do Vale e estarão disponíveis para a população

Nesta quinta-feira (27), o Arquivo Histórico Documental Leopoldo Schmalz recebeu o Movimento Afro Raízes do Vale (MARV) para a entrega de três documentários sobre a memória da população negra em Gaspar. O objetivo é garantir que o registro da história das famílias afro descendentes estejam disponíveis para a consulta e pesquisa da população.

O primeiro projeto, intitulado “O Negro na História de Gaspar: Estamos aqui! Quem somos? De onde viemos?”, foi realizado com recursos da Lei Aldir Blanc de fomento à cultura. Por meio de entrevistas e acervo fotográfico elaborado com as historiadoras Marilda Spengler e Débora Fernandes , são resgatados 50 anos de história.

O segundo documentário chama-se “Pretas Memórias”, que resgata a história de idosos da comunidade negra de Gaspar. O terceiro, intitulado “Pérolas Negras”, resgata mulheres pretas que fizeram a história na cidade, na década de 1940 e 1950.

Os documentários ficarão disponíveis por meio de QR Code, tanto para pesquisadores, como estudantes e comunidade em geral. Marciano João Custódio, presidente do MARV, destacou a entrega do material como um marco histórico para Gaspar. “Com esse trabalho descobrimos muita riqueza e uma grande contribuição da população preta para o município. É um momento histórico para o município, porque também agora as novas gerações terão onde pesquisar e aprender sobre a nossa história”, declarou.

Para o Prefeito Paulo Koerich registrar a história contada e vivida pelos negros em Gaspar, é demonstrar respeito. “Na minha forma de enxergar, ver o mundo, não há lugar para o racismo e a discriminação. Trazer a história contada e a história vivida, isso é respeito. E sempre defenderei o respeito a todos, acima de tudo”, concluiu.

Fotos: Prefeitura de Gaspar