Atingidos pelas chuvas têm até sexta-feira para solicitar a declaração de endereço para liberação de FGTS
Medida é válida apenas para pessoas que registraram ocorrências e tiveram as ruas vistoriadas pela Defesa Civil nas chuvas de outubro
A Prefeitura de Gaspar, por meio da Superintendência de Defesa Civil, informa que os moradores que precisam de um comprovante de endereço para solicitar o saque calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), por conta das chuvas ocorridas entre 4 a 16 de outubro no município, devem procurar o órgão até a sexta-feira, dia 15, para emissão do documento. No total, são 70 ruas afetadas.
Por orientação da Caixa Econômica Federal, foram cadastrados apenas os endereços dos imóveis residenciais diretamente atingidos pela chuva, ou seja, que sofreram danos materiais.
O saque contempla apenas os moradores que tiveram as ocorrências registradas e atendidas pela Defesa Civil na data das chuvas. O pedido deve ser realizado até o dia 14 de janeiro, exclusivamente pelo aplicativo para celulares do FGTS. Por orientação da Caixa Econômica Federal, foram cadastrados apenas os endereços dos imóveis residenciais diretamente atingidos pela chuva, ou seja, que sofreram danos materiais. No total, são 70 ruas afetadas.
A solicitação é feita pelo aplicativo FGTS, opção Meus Saques, no celular, sem a necessidade de comparecer a uma agência. Ao registrar a solicitação, é possível indicar uma conta da CAIXA ou de outra instituição financeira para receber os valores, sem nenhum custo. Mais informações podem ser obtidas através do link: https://www.fgts.gov.br/Pages/sou-trabalhador/saque-calamidade.aspx.
Os moradores das regiões afetadas pela chuva, com endereços identificados no relatório da Defesa Civil, podem solicitar o saque de até R$ 6.220. O trabalhador deverá possuir conta com saldo positivo no FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. O prazo para análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis. Os endereços das pessoas atingidas já constam no banco de dados da Caixa, para que a mesma possa analisar a possibilidade de liberação.
Informações sobre a documentação:
- Carteira de Identidade — também são aceitas a carteira de habilitação e o passaporte;
- Comprovante de residência em nome do trabalhador: conta de luz, água ou outro documento recebido via correio, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade.
- Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável, caso o comprovante de residência esteja em nome do cônjuge ou companheiro(a).
Aplicativo FGTS:
Para solicitar o Saque do FGTS Calamidade através do APP FGTS, o trabalhador deve seguir os passos abaixo:
- Ao acessar o APP FGTS, clique na opção “Meus Saques”;
- Escolha a opção “Outras Situações de Saques”;
- Selecione o motivo do Saque “Calamidade Pública”;
- Selecione o município de sua residência e clique em “Continuar”;
- Escolha uma das opções para receber seu FGTS: Crédito em conta bancária de qualquer instituição; ou, Sacar presencialmente. Faça o upload dos documentos requeridos;
Confira os documentos anexados e confirme;
A CAIXA irá analisar sua solicitação e caso esteja tudo certo, o valor será creditado em sua conta.
Lista de ruas atingidas (ATENÇÃO: o benefício será liberado apenas para as CASAS registradas com a defesa civil, não será liberado para toda a rua):
https://www.gaspar.sc.gov.br/uploads/sites/421/2023/11/lista-de-ruas-afetadas-caixa1.pdf