Atletas com deficiência podem obter isenção de taxa de inscrição em eventos esportivos

Uma lei municipal assegura o acesso de pessoas com deficiência visual e cadeirantes à participação em competições e programas esportivos

Promover a inclusão social de pessoas com deficiência é o objetivo da nova Lei Municipal nº 4.339, que foi assinada nesta semana pela Prefeitura de Gaspar. A nova legislação isenta a cobrança de valores de inscrição e taxas relacionadas à participação em eventos esportivos e programas esportivos destinados a atletas cadeirantes e com deficiência visual. A medida já está em vigor no município e representa um avanço significativo na busca pela igualdade de oportunidades no cenário esportivo local.

Além disso, atletas acompanhantes, ou seja, pessoas que conduzem um atleta cadeirante ou guiam atletas com deficiência visual, também serão beneficiados com a isenção de taxas. A nova lei estabelece a isenção de taxas de inscrição em eventos esportivos, como maratonas, corridas de rua, e a participação em programas esportivos que englobam cursos, eventos, pesquisas e ações continuadas voltadas para atletas com deficiência.

Essa medida visa garantir que atletas cadeirantes e com deficiência visual, juntamente com seus guias, tenham igualdade de oportunidades para participar ativamente na cena esportiva do município, eliminando quaisquer barreiras financeiras que possam desencorajar sua participação. Além disso, a iniciativa contribui para promover a inclusão social, valorizar o esporte adaptado e conscientizar sobre a importância da diversidade no esporte.

O prefeito Kleber Wan-Dall comentou sobre o compromisso da gestão com a inclusão de pessoas. “Esta é uma etapa fundamental em nosso compromisso com a inclusão e igualdade. Acreditamos que todos têm o direito de desfrutar dos benefícios do esporte, independentemente de suas habilidades físicas ou visuais. Estamos orgulhosos de apoiar nossos atletas cadeirantes e com deficiência visual, e estamos ansiosos para vê-los brilhar em nossa comunidade esportiva”, pontua o prefeito.

A assinatura da lei ocorreu após a proposição de um projeto de lei pela Câmara de Vereadores de Gaspar.