Audiência pública apresenta bases para licitação do transporte coletivo

Encontro foi realizado na segunda-feira, dia 25

Na tarde de segunda-feira, dia 25, a Prefeitura de Gaspar promoveu uma audiência pública para discutir o futuro do transporte coletivo no município. O evento teve como objetivo apresentar propostas e ouvir sugestões da população a respeito da prestação do serviço, antes da publicação do edital que abrirá concorrência para a nova concessão. O evento foi realizado na Câmara de Vereadores do município.

A audiência foi conduzida pela empresa URBTEC™ – Engenharia, Planejamento e Consultoria, responsável pelo estudo técnico que embasou as discussões. A empresa foi contratada pela Prefeitura para realizar uma análise especializada sobre o transporte coletivo municipal em Gaspar.

Durante o encontro, várias questões foram levantadas pelos participantes, visando aprimorar o atendimento aos munícipes através do transporte coletivo. Dentre os principais pontos discutidos, destacou-se a necessidade de ampliar os horários de circulação dos ônibus.

Os cidadãos presentes na audiência puderam contribuir com sugestões e opiniões para a melhoria do serviço, bem como propor ideias que visam beneficiar a comunidade em geral. A URBTEC e a Prefeitura de Gaspar disponibilizam o e-mail coletivoaudiencia@gaspar.sc.gov.br para receber contribuições dos usuários interessados até sexta-feira, dia 28. Todos os e-mails enviados serão devidamente respondidos e considerados no processo de tomada de decisão.

Após a audiência pública, o próximo passo será a realização dos ajustes necessários no edital, com base nas sugestões recebidas e nas análises da empresa URBTEC™. Um parecer do Tribunal de Contas será solicitado para avaliar se o edital cumpre com os requisitos necessários para sua publicação.

A concessão do lote único do serviço de transporte público coletivo no município de Gaspar será concedida por meio da modalidade de concorrência, com critério de seleção baseado no menor valor de tarifa de remuneração por quilômetro rodado.

Para o prefeito Kleber Wan-Dall, esse é ais uma avanço para a qualidade de vida dos gasparenses. “Com a participação ativa da comunidade, esperamos que o futuro do transporte coletivo em Gaspar seja moldado para atender às necessidades da população, oferecendo um serviço com ainda mais qualidade e eficiência. Essa concessão, que tem previsão de 20 anos, vai permitir um planejamento de curto, médio e longo prazo”, ressalta o prefeito. Ele ainda reforça que o estudo é voltado para o transporte público municipal, que é o que cabe ao município. “Infelizmente a Prefeitura não autoridade sob o transporte intermunicipal. A fiscalização e adequação desse transporte que passar por outras cidades é do Governo do Estado. Enquanto região, os prefeitos da AMVE tem trabalhado para cobrar soluções efetivas”, explica.

‌Histórico

O transporte público municipal de Gaspar estava sob contratação emergencial desde 2016. Em 2018 e 2019 foram lançados editais de concessão com base em estudos anteriores e que não tiveram resultados. Em 2020 a Prefeitura de Gaspar contratou um novo e completo estudo técnico para contemplar a necessidade da população e elaborar um edital atrativo para o mercado e que oferecesse o serviço de qualidade. Em 2021 o governo municipal realizou uma modalidade de contratação diferenciada, que se tornou referência no setor.

Esse novo modelo prevê o subsidio do município de forma que, quanto mais pessoas utilizem o transporte público, menor é o investimento de recurso público. O contrato ainda permite ofertar serviço de qualidade com veículos novos, com equipamentos de segurança, gps, wifi, acessibilidade. Tudo para garantir conforto e segurança ao passageiro.