Belchior ganha ponto de coleta de resíduos eletrônicos

Moradores podem fazer o descarte na Superintendência do Belchior

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto – Samae de Gaspar abre nesta terça-feira, dia 25, mais um ponto de coleta de resíduos eletrônicos. Agora, os moradores do bairro Belchior podem fazer o descarte desses equipamentos na Superintendência do Belchior, na Rua Bonifácio Haendchen, n° 4385, em frente à EEB Frei Policarpo.

Podem ser depositados no local celulares, carregadores, câmeras fotográficas, secadores de cabelo, notebooks, pilhas e baterias, televisores e demais eletrônicos que serão encaminhados para destinação ecológica.

O descarte pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. É necessário apenas se apresentar a um servidor que estiver na superintendência. Essa ação tem como objetivo reduzir o impacto ambiental e na saúde pública, uma vez que esse tipo de material gera danos ao meio ambiente através da contaminação de solo, lençóis freáticos e os organismos da fauna e da flora e, além disso, reduz o tempo de vida dos aterros sanitários.

De acordo com o diretor-presidente do Samae, Cleverson Batista, pessoas que moram em outros bairros de Gaspar, podem destinar os eletrônicos na sede do Samae. “Sabemos que o Belchior fica em um local afastado, então colocamos um ponto lá, justamente para facilitar a vida da comunidade em dar a destinação correta desses equipamentos. Para quem mora outros bairros, a destinação de lixo eletrônico pode ser realizada na sede do Samae”, comenta.

Coleta de volumosos

As coletas de volumosos ocorrem todas as terças e quintas-feiras, em todos os bairros de Gaspar. Conforme calendário pré-definido. O agendamento deve ser realizado através do Whatsapp (47) 99930-3857 das 8h às 17h, de segunda a sexta. O prazo para atendimento das solicitações de coleta é de até 20 dias úteis a partir da data de agendamento. A quantidade de objetos a ser coletada deve ser informada no momento do agendamento. Além disso, na data marcada, o resíduo deverá estar exposto na calçada em frente ao endereço solicitado. As equipes de coleta não podem acessar propriedade privada para fazer o recolhimento.

A coleta de volumosos recolhe objetos como sofá, colchão, armário, guarda-roupa, mesa e demais mobílias de madeira, inteiras ou desmontadas. Resíduos que não são coletados: cimento, tijolos, madeiramento em geral (exceto móveis) e materiais de construção civil.

Descartar lixo e entulho na rua ou em áreas clandestinas é crime ambiental inafiançável, passível de multa e até pena de reclusão pela Lei Federal 9.605. O serviço de volumosos havia sido suspenso em Gaspar no fim de janeiro devido à falta de documentação da empresa responsável pela reciclagem dos materiais.