Biblioteca comemora 50 anos dedicados à cultura gasparense
Evento reuniu ex-bibliotecários, professores e escritores locais
A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Educação e Diretoria de Cultura, promoveu na noite de quinta-feira (27) o Jubileu de Ouro da Biblioteca Pública Municipal Dom Daniel Hostin. O evento contou com homenagens e o lançamento de um podcast recontando a história do local.
“A biblioteca vem nesses 50 anos perpetuando histórias e fomentando a cultura de Gaspar. Os livros despertam sensibilidade e transmitem conhecimento, por isso é muito importante termos esse espaço disponível para a comunidade”, destacou o Prefeito Paulo Koerich.
O fundador da biblioteca, o jornalista Silvio Rangel de Figueiredo esteve presente no evento e foi homenageado com uma carta de uma estudante da rede municipal de ensino, além de uma placa comemorativa. “Jamais esperava estar aqui comemorando os 50 anos da nossa Biblioteca Pública. É muito gratificante comemorar o jubileu de ouro deste local, tão plural e cultural para nossa cidade. Que bom seria se, em Santa Catarina, outras cidades tivessem a metade do acervo que temos à disposição da comunidade de Gaspar”, afirmou.
Além dele, outros ex-bibliotecários estiveram presentes, bem como escritores locais, pesquisadores e professores. A solenidade ainda resgatou uma linha do tempo recontando a história da Biblioteca Municipal de Gaspar, assim como lançou o podcast preparado pela Diretoria de Cultura com personalidades que passaram pelo espaço.
Histórico
A primeira Biblioteca Pública foi criada no ano de 1953, na administração do prefeito Júlio Schramm. Na época, ocupava uma das salas da Prefeitura Municipal. Em 1975, foi formalmente fundada pelo jornaista Silvio Rangel de Figueiredo, que até então vinha trabalhando voluntariamente na estruturação do espaço e aquisição de acervo. Recebeu o nome de Dom Daneil Hostin em homenagem ao primeiro bispo gasparense.
Nesse período, ficou sediada no Coreto Municipal. Em 988, ganhou uma sala na Sociedade Recreativa e Cultural Alvorada, depois passou por outras sedes, até que, em 2005, foi instalada no atual endereço, na travessa da Rua Coronel Aristiliano Ramos.
Hoje, a Biblioteca Pública Dom Daniel Hostin, atende das 8 horas às 18 horas, com cerca de 10 mil associados. Reúne em seu acervo, 32.997 mil exemplares, entre livros, periódicos, gibis, folhetos, multimeios e mapas. Em média, a biblioteca registra cerca de 1.000 empréstimos ao mês.
















Fotos: Prefeitura de Gaspar