Gaspar realiza ações do Maio Laranja

Mês é dedicado ao combate do abuso e a exploração infanto-juvenil

O mês de maio é dedicado à conscientizaçãoo e combate do abuso e a exploração infanto-juvenil. Anualmente, neste período, a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, reforça ações de conscientização. Neste ano, o destaque é para a caminhada que acontece no próximo dia 13.

18 de maio é o dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual infantil no Brasil. Perante a Lei Nº 14.432, de 3 de agosto de 2022, foi instituída a campanha Maio Laranja, a ser realizada anualmente em todo o território nacional.

A programação para este ano está direcionada ao dia dia 13, com caminhada e panfletagem de conscientização com crianças e adolescentes. Além de oficinas de saúde bucal infanto-juvenil, atividades recreativas com a assistência Social, apresentação de projetos e atividades alusivas à campanha. Além de apresentações artísticas com a Casa das Oficinas/Diretoria de Cultura.

Além disso, a Superintendência de Comunicação elabora uma ação de coscientização através das redes sociais. Com vídeos e materiais produzidos pela própria equipe, serão espostos, durante todo o mês, partes de depoimentos de crianças e adolescentes que foram atendidos pela rede pública de acolhimento, tudo de forma anônima e com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o problema. Além disso, serão divulgados, com frequências os canais para denúncias e informações pertinentes.

Em Gaspar o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde realiza eventos nos CRAS

As ações têm, anualmente, conscientizado o público sobre a luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, além de expor e reforçar fatores de risco e meios que podem ocorrer à violência sexual. A proposta da campanha é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Em 2022 o alcance foi de 480 estudantes da rede municipal e aproximadamente 550 pessoas nos eventos dos CRAS, CREAS e FMEL.

Como denunciar

As denúncias podem ser feitas através do Disque 100 ou 180, também pelo telefone do Conselho Tutelar (47) 3091-2308 ou (47) 99930-2722 ou diretamente com o Ministério Público (47) 3703-3844. A denúncia é anônima.