Boletim Defesa Civil – 07/10 – 18h

Projeção é que o Rio atinja 7,4m às 2h de domingo, dia 08

A Defesa Civil de Gaspar segue em situação de alerta para deslizamentos por conta do grande volume de chuvas e a previsão do tempo para as próximas horas no município. Além disso, o órgão está em estado de atenção por conta do nível do Rio Itajaí – Açu e do risco de enchentes na cidade. Na medição realizada às 18h, o rio apontou 5,12 metros.

De acordo com o professor Ademar Cordeiro, professor da FURB, profissional que desenvolveu as cotas de enchente do município, o nível do Rio Itajaí-Açú, em Gaspar, pode chegar a aproximadamente 6 metros, às 19h e 7,4 metros às 2h, de domingo, dia 08. A população deve permanecer em alerta.

Neste sábado, dia 07, até às 18h, foram atendidas 18 ocorrências pela Defesa Civil. Ao todo, 18 pessoas estão desabrigadas no momento. Desde quarta-feira, dia 04, a Defesa Civil já atendeu 83 ocorrências.

Para aqueles que necessitam de espaço para armazenar móveis de suas casas, a Prefeitura de Gaspar disponibiliza cinco locais para a comunidade: Comunidade São Judas Tadeu e Sociedade Esportiva União no Bairro Margem Esquerda; EEB Professora Dolores Luzia Krauss, no bairro Figueira e Escola Estadual Arnoldo Agenor Zimmermann, no Bela Vista. Para os abrigos da Margem Esquerda, o pedido é que seja dada preferência para a Sociedade União e para acesso à Escola Arnoldo Agenor Zimmermann utilizar a rua Selma Zimmermann. Além do abrigo ativado na tarde deste sábado, dia 07, na Sociedade Tamandaré. O atendimento neste sábado e domingo é 24 horas.

As equipes seguem em plantão pelo 199 ou pelo WhatsApp (47) 99236 – 2147 e monitoramento constante de áreas de risco.