Boletim Defesa Civil 12/10 – 0h

Atualizado 1h – 13/10

A Defesa Civil de Gaspar segue em estado de alerta por conta do retorno da chuva em Santa Catarina. O nível do Rio Itajaí-Açu atingiu 7, 44 metros acima da normalidade às 0h. Em Gaspar choveu 100mm desde a noite de ontem, mais do que estava previsto. A projeção é que o Rio Itajaí – Açu atinja a marca de 7,60m, às 2h.

Além da projeção de 7,60m, segundo o professor Ademar Cordeiro, professor da FURB, profissional que desenvolveu as cotas de enchente do município, o nível do Rio Itajaí-Açú, em Gaspar, pode chegar a 8 metros no início da manhã de sexta-feira, dia 13. A população deve permanecer em alerta. A cota de enchente completa está disponível no site da Defesa Civil e no app Alerta Gaspar.

Devido aos acumulados de chuva observados nos últimos dias, somados ao observado neste novo evento, a Defesa Civil alerta para o risco alto para deslizamentos.

Nesta quinta-feira, dia 12, até às 0h, foram atendidas 46 ocorrências, sendo nove deslizamentos em propriedade particular, dez deslizamentos em via pública e 20 alagamentos em via pública quatro alagamentos em propriedade particular, duas quedas de árvore e um destelhamento. Segundo levantamento da equipe da Defesa Civil, as ruas alagadas na cidade são:

Bairro Figueira

Rua Gelasio Bernz

Rua Leopoldo Alberto Schramm

Rua Ponte Serrada

A Defesa Civil orienta as pessoas que residem em ruas onde a cota de enchente seja até de 8m retirarem seus móveis de dentro de casa, devido à água que está descendo do Alto Vale e as novas chuvas que acontecem.

O abrigo para pessoas, na Comunidade Santa Terezinha, na Rua Barão do Rio Branco, em frente a padaria Nicoletti, recebe atualmente 41 pessoas desabrigadas. Pessoas desabrigadas podem procurar o local e se necessário, guardar seus móveis lá também.

Para quem precisa de um espaço para guardar os móveis, os abrigos da Escola Profª Dolores Luzia Krauss, no bairro Figueira, São Judas Tadeu na Margem Esquerda e a Escola Arnoldo Agenor Zimmermann, no Bela Vista, o atendimento segue normalmente. A comunidade do bairro Lagoa que precisar guardar seus móveis, acionar o telefone 47 99101-9335. No momento, temos 28 mudanças da comunidade divididas entre os abrigos.

As equipes da Prefeitura de Gaspar e da Defesa Civil permanecem em plantão pelo número 199 ou pelo WhatsApp (47) 99236 – 2147, realizando monitoramento constante das áreas de risco. A população pode acompanhar os alertas e informações através do site da Defesa Civil de Gaspar ou do aplicativo Alerta Gaspar, disponível para sistemas Android e iOS.

Vias interditadas:
Rua Manoel da Pedra, Gaspar Mirim;
Rua Fausto Dagnoni, Gasparinho;
Rua Paulo Arquelau Roncaglio, Barracão;
Rua Amadio Beduschi, Barracão.

Endereço do abrigo para pessoas desabrigadas:

Comunidade Santa Terezinha – Rua Barão do Rio Branco, Santa Terezinha.

Endereços dos abrigos de móveis:

São Judas Tadeu – Endereço: R. Pedro Simon, 2313-2315 – Margem Esquerda, Gaspar – SC,
EEB Professora Dolores Luzia dos Santos Krauss – Endereço: Rua Guilherme Sabel, 350 – Figueira
EEB Arnoldo Agenor Zimmermann – Endereço: Rua Adriano Kormann, 599, Bela Vista (Acesso pela Rua Selma Zimmerman
Sociedade Tamandaré – Rua Geral Poço Grande, 5300 – Lagoa (informações pelo telefone 47 99101-9335.)