Cadastro Biométrico está disponível em Gaspar
Agendamento pode ser feito por telefone ou pelo site do TRE-sc
O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina reforça nessa semana que o agendamento do cadastro biométrico já está disponível em Gaspar. Eleitores que ainda não realizaram o cadastro, já podem agendar o atendimento através do 0800 647 3888. O contato está disponível de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h. Também é possível realizar o agendamento através do site do TRE-SC https://apps.tre-sc.jus.br/agendamento-eleitoral-internet/).
O TRE reforça a importância de fazer o cadastro biométrico e agendar com antecedência, evitando possíveis filas. Além de reforçar e repassar a informação para familiares, vizinhos(as), colegas de trabalho e pessoas conhecidas.
Desde as Eleições Municipais de 2000, a população brasileira vota através da urna eletrônica. Na época, o procedimento de identificação do eleitorado ainda dependia integralmente da intervenção humana. Visando tornar o processo eleitoral mais prático e seguro, a Justiça Eleitoral deu início ao projeto de identificação biométrica. Com esse procedimento, a urna só é liberada para votação quando o leitor biométrico identifica as impressões digitais da eleitora ou do eleitor, que verificadas eletronicamente a partir do banco de dados unificado da Justiça Eleitoral.
Nas Eleições de 2008, a biometria foi testada pela primeira vez. Com o sucesso inicial da revisão biométrica, a Justiça Eleitoral decidiu dar continuidade, em 2010. Naquele ano, 1,1 milhão de eleitoras e eleitores de 60 municípios de 23 estados votaram após verificação pela tecnologia da biometria.
O número aumentou nas eleições de 2014, onde cerca de 21 milhões de cidadãs e cidadãos puderam utilizar a identificação biométrica. Em 2018, o número de pessoas biometrizadas já passava de 85 milhões. Crescendo ainda mais em 2020, com aproximadamente 120 milhões de brasileiras e brasileiros que já haviam realizado o cadastramento biométrico.
A projeção é que quase 100% do eleitorado esteja apto a votar com identificação biométrica até as eleições de 2026.