Campanha de vacinação contra a poliomielite começa na segunda-feira, dia 27

Pais e responsáveis devem reforçar a proteção das crianças menores de cinco anos contra a doença

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, inicia, na segunda-feira (27), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. O público-alvo são as crianças menores de 5 anos. O Dia D de divulgação e mobilização nacional será sábado, 8 de junho.
A vacina contra a pólio está disponível em todas as Estratégias Saúde da Família com sala de vacina, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h, e na ESF do Centro, até às 19h30. Para receber a vacina é necessário apresentar o cartão de vacinação e o documento de identidade da criança.
‌O Secretário de Saúde de Gaspar, José Carlos de Carvalho Júnior, destaca que é essencial que todos os pais tragam seus filhos nas ESFs para garantir que a carteira de vacinação esteja em dia. “As vacinas são projetadas para proteger as crianças contra uma série de doenças potencialmente graves. Garantir a vacinação é garantir que a criança tenha um desenvolvimento mais seguro”, pontua o secretário.
Paralisia Infantil
A vacina contra a pólio é realizada com a tradicional gotinha para as crianças até 5 anos por via oral. A meta é alcançar cobertura vacinal de 95%. A imunização contribui com a redução do risco de reintrodução, no Brasil, do vírus que está ativo em outros países.
A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo vírus chamado poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar paralisia. A doença não tem cura. A vacina é a única forma de proteção.
Procure a unidade de saúde mais próxima, com documento de identidade da criança ou do adolescente e a caderneta de vacinação.