CDI Nelson Alexandre Bornhausen celebra a primeira olimpíada infantil

Evento terá cerimônia de abertura, desfile das bandeiras, competições e muito mais

O clima das Olimpíadas já tomou conta do Centro de Desenvolvimento Infantil (CDI) Nelson Alexandre Bornhausen em Gaspar. No dia 10 de julho, a Sociedade União será palco da 1ª Olimpíada do educandário, um evento para celebrar a alegria, o aprendizado e a criatividade das crianças. A cerimônia de abertura, que terá início às 9h, promete ser um verdadeiro show de talentos.

As crianças mostrarão todo o seu potencial artístico em apresentações musicais, de dança e até de teatro. Em seguida, haverá um desfile das bandeiras, com cada turma apresentando a bandeira do país que representa. As bandeiras e os uniformes personalizados foram confeccionados pelas próprias crianças, com muita criatividade.

Sob a orientação da Professora Evelyn Rodrigues, as aulas de Educação Física no CDI têm sido uma experiência enriquecedora para as crianças, graças ao projeto “As Olimpíadas na Educação Infantil nas Aulas de Educação Física”. Este projeto tem como objetivo aproximar as crianças do universo dos Jogos Olímpicos, explorando sua origem, símbolos, mascotes, cidade-sede, modalidades esportivas e a tocha olímpica.

O projeto visa integrar esses conceitos à rotina pedagógica, estabelecendo conexões com os Jogos Olímpicos de Paris 2024, e abrangendo diversas áreas do conhecimento, como práticas esportivas, diversidade cultural, história e matemática. As atividades foram planejadas para turmas de 3 a 6 anos, respeitando as habilidades individuais de cada criança e utilizando recursos variados, como vídeos, fotos, discussões em grupo, práticas esportivas e construção coletiva.

Além de promover a prática esportiva e o conhecimento sobre diferentes países, o projeto também conquistou reconhecimento na 6ª Feira Municipal de Matemática, realizada em 20 de junho. Com o prêmio de destaque em Criatividade, o projeto foi selecionado para representar Gaspar na 38ª Feira Regional de Matemática, que acontecerá em setembro, em Pomerode. A Reitora do IFSC, Dra. Ana Paula Silveira, impressionada com o sucesso do projeto, convidou a equipe para apresentá-lo em outras cidades, como Blumenau, para o grupo de Professores do CEI Antônio José Curtipassi.

A 1ª Olimpíada do CDI Nelson Alexandre Bornhausen é um evento aberto à comunidade.