Chama Crioula marca início das atividades da Semana Farroupilha

Centelha do fogo foi trazida do Rio Grande do Sul

A centelha da Chama Crioula já está em Gaspar. Nesta quinta-feira, dia 14, foi realizada a tradicional cerimônia que marca o início da Semana Farroupilha no município. A chama que veio do Rio Grande do Sul, foi conduzida pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho do Estado de Santa Catarina de MTG/SC Lages até Gaspar e entregue oficialmente aos cavaleiros do Centro de Tradição Gaúcha, Coração do Vale, que a levaram até a Arena Multiuso Prefeito Francisco Hostins e iniciaram às atividades dos próximos. Durante esse período, a Chama Crioula ficará sob a guarda do CTG Coração do Vale.

Para os amantes da tradição gaúcha, a condução da centelha da Chama Crioula remete a uma tradição do Rio Grande do Sul que teve origem a 1947, quando partiu do Monumento de Bento Gonçalves e foi distribuída às sedes dos Centros de Tradição Gaúcha de todo o estado.

Após a cavalgada da chama até a Arena Multiuso, as festividades começaram com apresentações de dança, com o grupo tradicionalista Coração do Sul. Além disso, uma pequena homenagem foi realizada para as vítimas das chuvas que ocorrem no estado do Rio Grande do Sul. Em seguida, foi realizada uma apresentação musical com a dupla Bruno Souto e Gustavo Almeida. E uma exposição em homenagem a Anita Garibaldi.

O município possui uma comunidade gaúcha extensa, demonstrando a força do tradicionalismo por meio da cultura, vivência, linguagem, vestimentas e outros elementos. Gaspar também se destaca como palco de um dos maiores eventos voltados para a cultura gaúcha fora do Rio Grande do Sul, o Rodeio Crioulo, promovido pelo CTG Coração do Vale, que reúne milhares de pessoas de diversas regiões do país. A programação (listada abaixo) se estenderá até o dia 20 de setembro e incluirá diversas atividades culturais, esportivas, religiosas e gastronômicas.

O prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall, enfatiza a importância de abraçar todas as ideias e expressões culturais que enriquecem a comunidade. “Gaspar é uma cidade que celebra a diversidade e acolhe todas as manifestações culturais com carinho e respeito. A Semana Farroupilha é uma oportunidade para celebrarmos não apenas a cultura gaúcha”, afirma Wan-Dall.

Os eventos ocorrerão na Arena Multiuso Prefeito Francisco Hostins. Todas as atividades oferecidas são de acesso gratuito, com exceção da área gastronômica. Não será cobrada taxa de estacionamento nem ingresso.