Conecta Infância termina com três projetos destaques em 2022
Objetivo é valorizar e reconhecer professores da rede municipal de ensino
Com o objetivo de valorizar e reconhecer professores que levam ideias inovadoras por meio de projetos desenvolvidos em sala de aula na educação infantil, a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Educação, divulgou nesta quinta-feira, dia 1º de dezembro, os três projetos destaques da 1ª edição do programa Conecta Infância.
Nesta edição, 40 professores inscreveram seus projetos desenvolvidos em sala de aula que oportunizaram vivências significativas para as crianças e demonstraram articulação com as necessidades de aprendizagens e o desenvolvimento delas. Através de uma série de etapas e uma avaliação criteriosa realizada por especialistas na área de inovação na educação infantil, foram determinados os melhores trabalhos, divididos em três categorias: 0 a 2 anos, 2 a 4 anos e de 4 a 6 anos.
O projeto destaque para as turmas de 1 a 2 anos foi o ‘Projeto Cadê?’, desenvolvido pela professora Rose Porto em parceria com as auxiliares de profª Andréia e Gisele, do CDI Deputado Francisco Mastella. O projeto consiste em incentivar a curiosidade dos pequenos na literatura e animais.
Na categoria de 2 a 4 anos o projeto “Construção Carro Super-Rápido de Madeira” do CDI Nathalia Andrade dos Santos foi o escolhido. As professoras Grasiela Werner e as auxiliares Eliana de Oliveira e Débora Cardoso desenvolveram junto com as crianças um carrinho de madeira, a partir dos indicativos e interesses dos alunos.
Por fim, o projeto do CDI Maria Silva (Vovó Lica) criado pela professora Denusa Sabel e pela auxiliar Fernanda Michels, para as turmas de 4 a 6 anos foi o destaque da categoria. O projeto intitulado “Crianças Pesquisadoras” fez com que elas investigassem os fenômenos climáticos que ocorreram em um determinado período.
As professoras e auxiliares destaques foram contempladas com um passeio cultural para a cidade de São Paulo. Além disso, a turma em que as professoras desenvolveram os projetos terão um dia espacial, para confraternização com os pais, alunos, professores. O evento de premiação será realizado no dia 10 de dezembro, na Arena Multiuso Pref. Francisco Hostins, e contará com entrega de medalhas, cama elástica, piscina de bolinha, brincadeiras, palhaços entre outras atrações.
O secretário de Educação, Emerson Antunes, comenta sobre o Conecta Infância. “Nosso objetivo com esse programa foi trazer luz a iniciativas inspiradoras fizeram diferença para as crianças e famílias. É importante que toda a comunidade saiba o tamanho da relevância que a Educação Infantil para o desenvolvimento de uma criança”, pontua o secretário.
Conecta Infância
O projeto é voltado para a aprendizagem criativa e abrange crianças de zero a 6 anos de idade e busca uma educação mais lúdica, criativa e descontraída. Tem como principal objetivo a valorização de práticas inovadoras da educação infantil de Gaspar, com o intuito de envolver o protagonismo das crianças além de promover o ensino com inovação dos professores. A ideia é que os educadores realizem atividades para estimular a expressão e a criatividade dos estudantes, com ou sem o uso da tecnologia. A ação faz parte do Conexão Educa Gaspar lei (Nº 4.164), e prevê no calendário municipal da rede de ensino ações como o Conexão 180º e o Concurso de Oratória, a fim de melhorar ainda mais a qualidade de ensino da rede pública de educação.