Conexão Esporte democratiza o acesso à prática esportiva

Programa empresta materiais esportivos gratuitamente para a comunidade

Gaspar segue avançando no fomento da prática de esportes e atividades físicas, seja com a construção de diversas áreas de lazer e também com a implantação do programa Conexão Esporte, que fornece o empréstimo de equipamento esportivos, através de kits, de forma gratuita para toda a comunidade.

O Programa atua em duas frentes principais, uma no empréstimo desses kits em escolas para estudantes e outra direto pela Fundação de Esportes, que realiza o empréstimo para a comunidade em geral. No início do último ano, cerca de 800 kits foram adquiridos pela Prefeitura através da Secretaria de Educação e da Fundação de Esportes de Gaspar.

“Os kits estão tendo um giro muito bacana nas escolas. É uma ótima forma de tornar o esporte ainda mais acessível para jovens que muitas vezes não tem condições financeiras de adquirir esses materiais. Somente na escola Zenaide mais de 200 kits já foram emprestados”, afirma o Professor de Educação Física da rede municipal, Joelson.

Pela Fundação de Esportes, mais de 100 empréstimo foram realizados e, na maioria das vezes o empréstimo foi renovado por mais vezes. Hoje, cerca de 30 kits estão emprestados e em utilização pela comunidade.

O Prefeito de Gaspar, Kleber Edson Wan-Dall afirma que o kit conta com diversos itens que podem ser utilizados nas áreas de lazer que estão sendo construídas pelo Programa Lazer em Foco. “Quando iniciamos o desafio de tornar a prática esportiva ainda mais acessível em Gaspar, decidimos por construir espaços de lazer em todos os bairros. Conforme as obras foram sendo entregues, em visitas as áreas vinham os questionamentos sobre os materiais esportivos para utilizar no espaço, foi onde tivemos a ideia do empréstimo gratuito dos kits através do Conexão Esporte. Hoje o programa é um sucesso e democratizou ainda mais o acesso ao esporte em Gaspar”.

O kit esportivo contempla os seguintes materiais: dois tacos de Hóquei de grama com duas bolinhas, duas raquetes de Beach Tênis e duas bolinhas, bola de Vôlei, equipamento para treino funcional, uma case para armazenar todo material e livros pedagógicos sobre cada modalidade esportiva.

Para os estudantes que tiverem interesse em adquirir esses kits direto nas escolas, podem entrar em contato com a direção da instituição de ensino que estuda que eles vão encaminhar para o responsável pelo empréstimo na escola.

Para a comunidade geral que tiverem interesse em solicitar o empréstimo desse kit, poderá entrar em contato direto com a Fundação de Esportes através do WhatsApp (47) 3091-2030. Um atendente irá realizar a abertura do protocolo e agendar um horário para a retirada e devolução ou renovação dos materiais.