Conselho municipal de Saneamento Básico elege nova mesa diretora
Eleição foi realizada nesta segunda-feira, dia 14
O Conselho Municipal de Saneamento Básico de Gaspar elegeu a nova mesa diretora em uma eleição realizada nesta segunda-feira, dia 14, na sede do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Samae). O CMSB, órgão de fundamental importância para a gestão do saneamento no município, busca promover a preservação, tendo como base o aprimoramento e recuperação da qualidade ambiental adequada para a vida.
O engenheiro civil Richard Martin Pietzch foi eleito presidente, Pedro Beduschi, biólogo, assumiu a vice-presidência, e Ângela dos Anjos, diretora de resíduos, foi escolhida como secretária do conselho. O grupo desempenha um papel crucial na supervisão, avaliação e fiscalização dos recursos advindos do Fundo Municipal de Saneamento Básico.
Com a missão de supervisionar e direcionar as ações voltadas ao saneamento no âmbito municipal, o CMSB é composto por 16 membros, entre titulares e suplentes, provenientes de órgãos governamentais e entidades não governamentais. Os membros são designados por decreto e, anualmente, a mesa diretora é eleita por meio de votação entre os próprios conselheiros.
Jean Alexandre dos Santos, diretor-presidente do Samae, ressalta a importância do conselho para o órgão. “O Samae reforça seu compromisso em colaborar estreitamente com o Conselho Municipal de Saneamento Básico e aprimorar de maneira contínua os serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto em Gaspar. Estamos moldando a cidade do futuro e a participação ativa da sociedade civil no conselho enriquecerá imensamente nossos esforços, trazendo perspectivas valiosas para o progresso de nossa cidade”, destaca o presidente.
A representatividade tanto do governo quanto da sociedade civil dentro do conselho garante que as decisões sejam pautadas por diversas perspectivas e necessidades da comunidade, em consonância com a visão de um ambiente sustentável e saudável para todos os cidadãos de Gaspar.