CRAS Zilda Arns Neumann realiza Oficina com famílias do GRUPO PAIF
Encontro do mês de dezembro teve como tema o conceito de Família e Valores.
A Prefeitura de Gaspar, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Zilda Arns Neumann realizou uma oficina com as famílias atendidas através do programa de Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). A ação foi realizada na última quinta-feira (8) no CRAS do Bairro Gaspar Mirim. Participaram do encontro 22 pessoas.
As oficinas com famílias consistem na realização de encontros previamente organizados, com objetivos de curto prazo a serem atingidos com um conjunto de famílias, por meio de seus responsáveis ou outros representantes, sob a condução da equipe técnica do CRAS.
O objetivo do encontro foi promover o trabalho social com as famílias, de forma continuada, ou seja, os encontros acontecem mensalmente. São trabalhados temas para fortalecer a função protetiva da família, prevenir rupturas de vínculos e promover o acesso e usufruto de direitos, além de contribuir na melhoria da qualidade de vida.
Essas oficinas têm por intuito promover a reflexão sobre um tema de interesse das famílias, sobre vulnerabilidades e riscos ou potencialidades, contribuindo para o fortalecimento dos laços familiares e comunitários, o acesso a direitos, o protagonismo, a participação social e a prevenção a riscos.
O secretário de Assistência Social, Salésio da Conceição, conta sobre a ação. “Esses encontros são realizados nas famílias atendidas pelo CRAS. São pessoas que compartilham suas vivências para que a gente possa de alguma forma, refletir sobre esses assuntos e, dependendo da situação, já conseguimos resolver de alguma maneira. Então é basicamente é uma troca de experiência”, explica o secretário.
As atividades do PAIF têm como público alvo especialmente os beneficiários de programas de auxílios e famílias em situação de vulnerabilidades diversas.
Através do PAIF são disponibilizados aos cidadãos uma série de ações e serviços, como entrevista, visitas domiciliares, grupos de famílias, atendimento particularizado e domiciliar, reuniões de planejamento participativas, palestras, campanhas socioeducativas, eventos comunitários, e encaminhamento para benefícios e serviços socioassistenciais.