Defesa Civil atendeu mais de 1.053 ocorrências durante o ano
Meses de Outubro e Novembro foram os que mais tiveram solicitação
Um levantamento realizado pela Superintendência de Defesa Civil de Gaspar mostra que o órgão atendeu a 1.053 ocorrências ao longo do ano de 2023. O balanço divulgado destaca um aumento considerável no número de solicitações, principalmente relacionadas às chuvas que ocorreram no município durante os meses de outubro e novembro.
Dentre as ocorrências registradas, 548 estiveram diretamente ligadas aos impactos das chuvas, incluindo deslizamentos de terra, alagamentos, queda de muros, árvores e vistorias emergenciais, entre outras situações críticas. O restante das ocorrências compreende a atendimentos de rotina, como emissão de parecer de risco, declaração de documentos e cadastro de voluntários.
A Superintendente de Defesa Civil, Ana Janaína de Medeiros, destaca a importância desse período de balanço geral como uma avaliação das atividades desempenhadas ao longo do ano. “Nós concluímos o ano com um saldo bastante positivo. Mesmo diante de todas as dificuldades, este foi um ano em que conseguimos organizar a Defesa Civil, torná-la ainda mais eficiente, reduzir o tempo de resposta e realizar o nosso trabalho de prevenção e mitigação de riscos, além de cumprir nosso papel diante das enchentes”, pontua Ana Janaína.
Comparando com anos anteriores, a Defesa Civil de Gaspar registrou um aumento significativo no número de ocorrências atendidas. Em 2022, foram 968 ocorrências, enquanto em 2021 foram 313 e em 2020, 542. Essa tendência ascendente indica a crescente necessidade de aprimoramento das estratégias de prevenção e resposta a desastres naturais na região, principalmente por conta das mudanças climáticas significativas.