Defesa Civil de Gaspar apresenta trabalhos em Encontro Nacional de Desastres

Evento tem como objetivo promover a troca de experiências entre a comunidade cientifica e agentes públicos

A Superintendência de Defesa Civil de Gaspar apresentou dois trabalhos no III Encontro Nacional de Desastres em Niterói. O evento foi organizado pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro) e teve como objetivo trocar experiências entre a comunidade cientifica e os agentes públicos. O órgão foi representado pela Superintendente Ana Janaína de Medeiros.

Os trabalhos apresentados no encontro fazem parte da tese de mestrado da superintendente Ana Janaína. O primeiro artigo apresentado foi “O Desafio do uso de base de dados públicos na construção de mapeamentos de vulnerabilidade” e o segundo intitulado como “O conceito de vulnerabilidade no contexto de desastres naturais: Um desafio aos gestores municipais”.

A programação contou ainda com a realização de visitas de campo com destinos para Angra dos Reis, Petrópolis e Nova Friburgo. Todas as cidades foram palcos de grandes tragédias naturais. Os participantes puderam visitar locais afetados por esses desastres e conhecer as melhorias para prevenção, além do sistema de monitoramento.

De acordo com Ana Janaína, esse foi um momento de trocas de experiências e mostrar o trabalho que é desenvolvido em Gaspar. “Foi um momento importante para a nossa Defesa Civil. Tivemos trocas de experiências com outras instituições brasileiras e pude destacar o que é realizado em Gaspar e somar o que tem de inovação nas universidades. É com este intuito que participamos deste evento, para fortalecer os métodos, apresentar e conhecer novos instrumentos de prevenção”, finaliza Ana Janaína.