Defesa Civil está em estado de observação
Bairro Belchior registrou cerca de 107 mm de chuva durante o período
A Prefeitura de Gaspar, por meio da Superintendência de Proteção e Defesa Civil, informa que o município está em estado de observação devido às chuvas que ocorrem no município, desde a madrugada da segunda-feira, dia 12. Durante esse período, foram registrados de 107 mm de chuva nos bairros Belchior e Centro, e 70 mm na região Central.
Ao longo desse período chuvoso, a Defesa Civil atendeu três ocorrências de deslizamentos, sendo em locais que já haviam recebido assistência anteriormente. A superintendente de Defesa Civil, Ana Janaina Medeiros de Souza, destaca a importância de registrar as ocorrências, mesmo que aparentem não ter causado grandes danos. “Pedimos que as pessoas façam o registro oficial no número 199, pois essas informações são fundamentais para agirmos prontamente e também para utilizar os dados no planejamento e prevenção de futuros eventos. Além disso, os registros permitem a identificação das pessoas afetadas, o que pode eventualmente resultar em políticas públicas para auxiliar na reconstrução de bens”, ressalta Ana Janaína.
É importante que a população e a imprensa local observem e acompanhem as notícias e informações dos canais oficiais da Defesa Civil municipal e estadual. “Infelizmente as fakenews e e até informações de canais extraoficiais são divulgadas e acabam causando pânico desnecessário, ou o inverso. Atualizamos o aplicativo Alerta Gaspar, o site da Defesa Civil e as redes sociais da Prefeitura e da Defesa Civil são os canais oficiais e confiáveis”, reforça Ana Janaína.
A Defesa Civil permanece em observação, monitorando de perto a situação e pronta para agir em caso de necessidade. Órgão reforça que a comunidade se mantenha atenta e adote medidas de prevenção, como evitar áreas de risco como encostas e morros, além disso, verificar os canais oficiais de comunicação da Defesa Civil e Prefeitura de Gaspar.
A equipe da Defesa Civil realiza o monitoramento constante, além de reforçar os plantões nos próximos dias. O 199 da Defesa Civil segue à disposição além do número (47) 3091-2020 de telefone e WhatsApp (47) 99236-2147.