Defesa Civil na Escola retoma atividades em 2023

Cerca de 500 alunos receberão uma capacitação sobre prevenção e proteção civil

Na próxima terça feira (21), a Prefeitura Municipal de Gaspar, através da Superintendência de Defesa Civil irá retomar as atividades do Programa ‘Defesa Civil na Escola’ em 2023. O programa acontece anualmente e tem como objetivo fornecer aos cerca de 500 alunos dos quartos anos da rede municipal de ensino uma capacitação sobre prevenção e proteção civil.

Os estudantes terão acesso, de forma didática e através de vídeo, às noções básicas de Defesa Civil, percepção de riscos em eventos adversos que acontecem no nosso município e como se proteger das áreas de risco dos bairros. De primeiro momento o programa será realizado apenas nas escolas da rede municipal de ensino da cidade, mas com intenções de levar o projeto até as escolas estaduais e particulares.

Os encontros da capacitação acontecem todas as terças e quintas feiras, nos períodos matutino e vespertino. Sendo dois encontros por turma, totalizando uma capacitação por escola a cada semana.

Quem também irá receber uma capacitação nessas visitas da defesa civil são os diretores das escolas da rede municipal. A capacitação prevê uma formação sobre planos de evacuação nas escolas.

A Superintendente de Defesa Civil, Ana Janaina Medeiros de Souza afirma também que a Defesa Civil está fechando uma parceria com o Corpo de Bombeiros de Gaspar, afim de realizar um terceiro encontro com essas turmas onde acontecerá um simulado de incêndio. “Vivenciar o trabalho realizado pela defesa civil, bem como o do corpo de bombeiros irá trazer a essas crianças uma tranquilidade maior em situações de risco que podem vir a acontecer futuramente em suas vidas”, ressalta, Ana.