Defesa Civil realiza primeiro simulado de incêndio em CDI

Ação foi realizada no CDI Dorvalina Fachini, no Bairro Sete de Setembro

A manhã de atividades no Centro de Desenvolvimento Infantil (CDI) Dorvalina Fachini, no Bairro Sete de Setembro, foi diferente do que as crianças estão acostumadas. As atividades pedagógicas deram espaço a um simulado de emergência e evacuação em situação de incêndio. A ação foi realizada pela primeira vez em um CDI e foi coordenada pela Superintendência de Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Militar de Gaspar com apoio da Secretaria de Educação.

O simulado começou às 9h30. Antes de o alarme tocar e avisar os servidores sobre o “incêndio”, a Defesa Civil orientou os profissionais da escola sobre a função que cada um teria que adotar, em caso de fogo real no prédio.

O local do suposto foco de incêndio foi em uma sala de aula. Assim que a professora notou a fumaça, o corpo de bombeiros foi comunicado e o alarme acionado. Em seguida, os professores saíram das salas com as crianças até um ponto de encontro seguro. Após isso, foi iniciada a contagem dos alunos.

Toda a ação, desde a emissão do alarme até a completa retirada de alunos e funcionários da escola, durou cerca de 3 minutos, tempo previsto pela Defesa Civil e pelo Corpo de Bombeiros para a duração do simulado, uma vez que são crianças com idades de 0 a 5 anos. No total, 280 crianças e 62 profissionais da educação participaram da ação.

A diretora do CDI, Fabiane Beiler Schneider, conta que o simulado é uma forma de preparação em casos de emergência. “Oportunizar esse simulado de incêndio aqui nosso CDI é de extrema importância, agora estamos preparados para agir em casos de emergência. Não só pela equipe, mas também pelos professores e servidores já que todos têm um papel fundamental para salvar a vida dos pequenos”, explica a diretora.

Equipes do Corpo de Bombeiros de Gaspar simularam o atendimento da ocorrência no CDI, com o atendimento pré-hospitalar de uma pessoa supostamente ferida. Para o Sargento Alves, as atividades preventivas são essenciais para diminuir riscos e impactos de incêndios. “As escolas e CDIs são espaços para educar e prevenir. Todo esforço que fizermos no sentido de prevenção e de evitar situações de riscos, diminui o ônus para a sociedade nas ações de combate e de socorro. São lições que as crianças levarão para vida inteira, além de multiplicar esses conhecimentos” ressalta o Sargento.

Apenas neste ano, oito escolas de Gaspar já receberam simulados de incêndio. São mais de dois mil alunos preparados para lidar em situações de emergência. “Hoje mostramos uma experiência totalmente diferente para as crianças do CDI e seus professores. O papel do simulado é alertar a escola para situações que não esperamos que ocorra. Em cada unidade de ensino que passamos orientamos sobre o ponto mais seguro e como deve ser realizada a evacuação segura das crianças”, pontua a superintendente de Defesa Civil de Gaspar, Ana Janaína de Medeiros.