Defesa Civil registra acumulados de até 90mm de chuva em bairros de Gaspar
Média das últimas 24h em toda a cidade foi de 70mm
As chuvas da noite desta quinta-feira (13) provocaram 17 ocorrências registradas junto à Defesa Civil de Gaspar. Foram 11 alagamentos, três quedas de árvore, dois deslizamentos de terra e um destelhamento.
Nos bairros Belchior Alto, Gaspar Alto e Alto Gasparinho, o acumulado de chuvas das últimas 24h alcançou 90mm. O Gaspar Grande também registrou um alto volume, com 82mm de chuva acumulada. Já a média para o município ficou em 70mm.
Previsão da Defesa Civil do Estado para os próximos dias
De acordo com o boletim da Secretaria de Estado de Defesa Civil, os próximos dias devem ser de calor e temporais isolados. Confira a previsão do órgão estadual:
Sexta-feira (14)
Nesta sexta-feira (14), a frente fria se afasta para o mar, mas ainda mantém a presença de nuvens em SC. Ainda assim o sol aparece, favorecendo a elevação das temperaturas e a formação de áreas de instabilidade, que voltam a provocar temporais isolados, com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, entre a tarde e à noite. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas a alagamentos, queda de galhos e árvores e destelhamentos. As temperaturas diminuem em relação aos dias anteriores, mas ainda se aproximam dos 30°C na maioria das regiões. O mar se mantém agitado entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, com ondas de sul entre 2,0 e 2,5m. O risco é moderado com relação à agitação marítima.
Sábado (15)
No sábado (15), o dia será típico de verão com sol entre nuvens, calor, pancadas de chuva e temporais isolados entre a tarde e a noite, devido ao calor, umidade disponível e a formação de uma nova frente fria no RS. Por isso, a chuva e os temporais mais intensos tendem a ocorrer na divisa com o estado gaúcho, especialmente entre o Planalto Sul e o Litoral Sul. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas a destelhamentos, queda de galhos e árvores, alagamentos e enxurradas pontuais. As temperaturas máximas voltam a superar os 30°C, chegando aos 35°C no Grande Oeste, Litoral e Vale do Itajaí. O vento vira para nordeste ao longo do dia e fica mais intenso sobre o mar.
Domingo (16)
No domingo (16), as condições permanecem semelhantes e o dia será típico de verão com sol entre nuvens, calor, pancadas de chuva e temporais isolados entre a tarde e à noite, devido ao calor, umidade e a aproximação da frente fria que atua sobre o RS. Com a aproximação do sistema, a chuva e os temporais se espalham mais pelo estado, especialmente no leste catarinense. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas a destelhamentos, queda de galhos e árvores, alagamentos e enxurradas pontuais. As temperaturas máximas ficam acima dos 30°C, em todas as regiões.