Ditran inicia vistorias em veículos do transporte escolar particular
Objetivo é garantir a segurança dos alunos
Com o retorno das aulas, que na rede municipal ocorre em 8 de fevereiro, muitas dúvidas sobre como garantir a segurança do transporte escolar particular surgem. Muitos pais e responsáveis confiam nos profissionais das vans escolares, mas é preciso se atentar para a segurança das crianças na hora de escolher o prestador de serviço. Por isso, a partir do dia 1º de fevereiro, a Prefeitura de Gaspar, por meio da Superintendência de Trânsito (Ditran) inicia a vistoria dos veículos que fazem o serviço de transporte escolar no município, a fim de garantir a segurança dos pequenos.
Durante a revisão, são conferidos itens de segurança como tacógrafo, sinalização e iluminação, bancos, cintos, extintores de incêndio, pneus, freios, abertura de janelas e demais itens de acordo com todas as normas estabelecidas pelo Ditran e Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conforme a Lei Municipal Nº 2.381.
Quando a irregularidade comprometer a segurança dos passageiros, o veículo será retirado de circulação. Caso o veículo não apresente nenhuma irregularidade, receberá um certificado, indicando a condição de apto para operar. A inspeção é obrigatória para o motorista poder prestar o serviço. Em Gaspar e ocorre sempre duas vezes ao ano, uma no primeiro e outra no segundo semestre.
De acordo com o superintendente do Ditran, Jamison Francisco do Nascimento, o controle feito pelo órgão é a principal garantia de segurança para os pais. “Todos os veículos e condutores que possuem o certificado estão cumprindo todos os requisitos que garantem que o serviço prestado é seguro. Os pais devem ficar atentos a isso e escolher cuidadosamente o prestador de serviço para garantir segurança e o bem-estar de seus filhos”, explica Jamison.
Para garantir a segurança dos alunos, o Ditran reforça aos pais e responsáveis que contratem profissionais devidamente registrados, com certificados emitidos pela Prefeitura de Gaspar. Atualmente, Gaspar conta com o atendimento de 20 vans que realizam o transporte escolar de crianças e adolescentes, da rede municipal, estadual e particular de ensino.
Para realizar a vistoria, o prestador de serviços deve procurar o Ditran, no Paço Municipal, das 8h às 17h e agendar um horário. Os cidadãos que realizarem o serviço mesmo com recadastramento desatualizado estarão sujeitos à notificação e multa, além de possível apreensão do veiculo por serem considerados como transporte irregular de passageiros.
Mais informações: Ditran Gaspar (47) 3091-2016