Ecoponto promove o descarte consciente de resíduos recicláveis

Nova estrutura já atendeu mais de 150 contribuintes desde a sua inauguração

O Ecoponto tem se mostrado uma opção essencial para a população de Gaspar realizar o descarte adequado de resíduos recicláveis. Desde o início das atividades em 1º de março, cerca de 150 contribuintes já foram atendidos. O novo equipamento, localizado no Bairro Santa Terezinha, anexo à Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, torna-se um importante aliado na preservação do meio ambiente e na redução do volume de resíduos descartados em áreas verdes.

Com o objetivo de oferecer à população uma alternativa para o descarte de resíduos sólidos que não são recolhidos nas coletas orgânicas e de recicláveis semanais, o Ecoponto tem a capacidade de receber diversos itens, como móveis, pilhas, eletrônicos, lâmpadas, pneus e óleos.

Entre os itens já entregues no Ecoponto, estão os aparelhos eletrônicos, como televisões, monitores, computadores, impressoras e celulares. Além disso, foram recolhidos pneus, lâmpadas, óleo, ventiladores, fogões, panelas elétricas, micro-ondas, vaso sanitário, telhas, lajotas, mouses, telefones, cimento, carregadores de celular, controles remotos, liquidificadores e outros objetos diversos.

O Ecoponto tem como principal característica aplicar os conceitos da chamada logística reversa. Esse processo permite que os materiais recolhidos no local sejam encaminhados para reciclagem ou destinação adequada a exemplo de pilhas e baterias. Esse processo evita o acumulo de resíduos e contribui para a conservação do meio ambiente. Através dessa iniciativa sustentável o ciclo de vida dos produtos descartados chega ao fim, garantindo que eles retornem ao processo produtivo ou sejam corretamente descartados.

Para o prefeito Kleber Wan-Dall, a resposta da população no descarte desses resíduos é positiva. “O Ecoponto oferece uma maneira fácil e acessível de descartar resíduos de forma consciente e sustentável, com isso, Gaspar avança na implementação de medidas sustentáveis. Além disso, o espaço se torna um ponto de referência para os cidadãos que buscam contribuir com a preservação do planeta e adotar práticas mais conscientes em seu dia a dia”, comenta o prefeito.

Para descartar resíduos no Ecoponto, basta que o consumidor apresente um documento com foto e o número da matrícula da fatura do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAMAE). O equipamento foi construído pelo SAMAE Gaspar e os investimentos foram de R$ 345 mil de recursos próprios.

Resíduos permitidos

– Resíduos eletrônicos – monitor, impressora, eletrodomésticos e TVs;
– Lâmpadas;
– Pilhas e baterias;
– Pneus;
– Volume da construção civil – máximo de 1m³ (um metro cúbico);
– Podas;
– Móveis inservíveis – sofá, colchão, etc.;
– Óleo vegetal;
– Resíduo seletivo – plástico, papelão, vidro, metal e madeira.

Resíduos não permitidos

– Biológico – remédios (vencidos ou não), séptico (hospitalar, seringa e gaze) e animal morto;
– Químico – industrial, lata de tinta, amianto, embalagem de agrotóxico, de posto de combustível, automotivo, etc.;
– Domiciliar – restos de alimentos e outros materiais orgânicos.

Foto: Elisiane Roden