Ecoponto recebe visita de alunos da rede municipal de ensino

Crianças aprenderam de forma prática sobre sustentabilidade

Os alunos das escolas municipais profª Aninha Pamplona Rosa e profº Olimpio Moretto aprenderam de forma prática como funciona o Ecoponto, nesta quarta-feira, dia 20. Cerca de 50 alunos foram recebidos por servidores do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) e Superintendência do Meio Ambiente.

Na visita, os alunos foram orientados sobre a importância em descartar corretamente cada tipo de resíduo. Além disso, os estudantes puderam tirar suas dúvidas com a diretora de Resíduos Sólidos, Ângela dos Anjos e com o biólogo Pedro Beduschi, sobre a política do Ecoponto, o que pode e não pode ser depositado no local.

O trabalho tem como objetivo a formação e conscientização dos menores para a realidade encontrada nas ruas, em rios, calçadas da cidade, e pontos viciados que amontoam lixo e entulho provocando poluição visual, acarretando doenças, enchentes e proliferação de insetos.

A diretora de resíduos, Ângela dos Anjos, destaca a importância de realizar ações de conscientização. “Sabemos que crianças que sabem realizar o descarte correto de resíduos replicam esse conhecimento com a família e assim, teremos mais pessoas conscientes sobre a importância da sustentabilidade no nosso mundo. Estamos empenhados em propagar a educação ambiental de qualidade em Gaspar”, pontua Ângela.

Todas as escolas podem conhecer o Ecoponto. As visitas devem ser agendadas antecipadamente pelo telefone (47) 3091-2095. O Samae e a Prefeitura de Gaspar estão à disposição da comunidade escolar para abrir os espaços, permitindo que os alunos conheçam os locais e se tornem cidadãos conscientes de sua participação na sociedade.

Ecoponto!

Para descartar resíduos no Ecoponto, basta que o consumidor apresente um documento com foto e o número da matrícula da fatura do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAMAE). O equipamento foi construído pelo SAMAE Gaspar e os investimentos foram de R$ 345 mil de recursos próprios.

Resíduos permitidos

– Resíduos eletrônicos – monitor, impressora, eletrodomésticos e TVs;
– Lâmpadas;
– Pilhas e baterias;
– Pneus;
– Volume da construção civil – máximo de 1m³ (um metro cúbico);
– Podas;
– Móveis inservíveis – sofá, colchão, etc.;
– Óleo vegetal;
– Resíduo seletivo – plástico, papelão, vidro, metal e madeira.

Resíduos não permitidos

– Biológico – remédios (vencidos ou não), séptico (hospitalar, seringa e gaze) e animal morto;
– Químico – industrial, lata de tinta, amianto, embalagem de agrotóxico, de posto de combustível, automotivo, etc.;
– Domiciliar – restos de alimentos e outros materiais orgânicos.