Educação lança programa conexão educa Gaspar 2023

Evento aconteceu na sexta feira (12) com presença de direção e coordenação pedagógica

O Conexão educa Gaspar promove ações que contribuem com o desenvolvimento da educação municipal. Diversas atividades são desenvolver no intuito de reforçar e promover maior qualidade no processo de ensino e aprendizagem. Na última sexta-feira, dia 12, a Secretaria Municipal de Educação – Semed, realizou o lançamento da edição deste ano do Conexão junto aos diretores e coordenadores, que devem agora iniciar o processo nas unidades de ensino.

O programa foi implementado em 2021, visando instigar professores a manter a precisão com as matrizes de referência do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e planejar e desenvolver ações com os estudantes.

O programa é dividido em quatro etapas

• A fase de diagnóstico, realizada pelos diretores e coordenadores de cada instituição de ensino, essa etapa inclui familiares, professores e alunos.
  • Realização de questões de matemática e língua portuguesa, elaborada por turma.
  • Avaliação do diagnostico e aplicação de avaliações.
  • A avaliação do percentual de frequência dos estudantes das turmas durante a aplicação do diagnostico.

‌O projeto ainda propõe aos estudantes do 5º e 9º ano, novas rotinas de estudos, visando identificar possíveis fragilidades e aumentar as potencialidades de cada estudante.

O programa conexão educa Gaspar consagrado em lei tem dois grandes méritos: O primeiro é permitir que alunos através da meritocracia possam desempenhar e mostrar o seu melhor em busca de reconhecimento na cidade. O segundo momento é permitir que a secretaria municipal de educação disponha de números e estatísticas que permitam nortear e acompanhar o desempenho de toda uma rede escolar.

Além disso, dentro do Conexão, há o concurso de oratória, já consagrado em sua terceira edição, que permite que jovens possam desenvolver sua capacidade oratória e estimula o surgimento de novos líderes.

“Através do Conexão estimulamos os alunos e professores com oportunidade de contemplar e premiar aquilo de melhor é feito no dia a dia dentro das nossas unidades. Com esse incentivo, desenvolvemos projetos lindos que mostram a qualidade da educação infantil e permite a transformação da educação em Gaspar, com o aprimoramento de professores e alunos, e também da qualidade da educação”, salienta o prefeito Kleber Wan-Dall.