EEB Angélica Costa é destaque em projetos relacionados ao autismo
Mês de abril foi marcado pelos trabalhos realizados através da educação e saúde, compartilhando a conscientização sobre o autismo
Com os trabalhos promovidos através da secretaria municipal de educação, o reforço da conscientização sobre o autismo nas unidades de ensino de Gaspar, tiveram diversas etapas ao longo do mês. A EEB Professora Angélica de Souza Costa, foi um dos destaques no compartilhamento dessas informações.
Na escola foi realizada roda de conversa sobre a inclusão da pessoa autista, voltada especificamente para os responsáveis dos estudantes, principalmente para os que não têm filhos com deficiência. Uma das mães com filho autista foi convidada para colaborar com a promoção da conversa para reforçar também a troca de informações e até a empatia dos outros pais.
Em anos anteriores, outras ações também foram realizadas, inclusive com palestra feita pela própria diretora da unidade. Informar as pessoas é cada vez mais importante, principalmente garantir a que a informação correta possa chegar para as famílias. Com o grande acesso a diversos tipos de notícias na internet, muitos dados errados ou compartilhados de forma incompleta e sem embasamento adequado. Por isso, o acesso a informação embasada em fatos e com apoio da ciência e pesquisas feitas com responsabilidade, se torna ainda mais necessário.
Repassar o conhecimento para a comunidade permite alcançar mais pessoas da comunidade e propagar informações importantes. “Os estudantes são a sociedade de hoje, sendo formada para compor a estrutura fundamental da sociedade do futuro. Investir na educação de base é investir num futuro melhor”, reforça Ana Caroline Sinhuk, diretora da escola professora Angélica de Souza Costa.
Com essas ações, tanto hoje quanto no futuro, é possível construir uma sociedade mais acolhedora, consciente e inclusiva. Também de acordo com Ane Caroline, ainda existe uma caminhada longa para ser feita, visando a propagação e entendimento dessas informações, que são reforçadas no mês de abril, mas que continuam sendo trabalhadas durante o ano todo.
O fortalecimento da comunidade de pessoas autistas e seus familiares, continua sendo importante para o apoio, atendimentos, busca de direitos e compartilhamento de informações. Levar as informações também para as famílias que não estão adaptadas a essa realidade, também se torna importante.
Se os pais tem ideias pré concebidas e inadequadas, isso vai refletir na educação para os filhos. Por isso, fazer com que todos tenham acesso a essas informações, continua sendo importante.
O mês de conscientização sobre o autismo é um momento importante para dar ênfase a essas informações. Mas ao longo do ano, o trabalho é mantido, para dar continuidade ao entendimento tanto para estudantes, responsáveis e professores, a um trabalho que é constante.
Foto: Victor Hugo Lessa