EEB Ferandino Dagnoni e EEB Belchior são as vencedoras do Conexão 180º

Programa é realizado durante o ano letivo e faz avaliações de desempenho de turmas de 5º e 9º anos

A Educação de Gaspar segue investindo no ensino de qualidade e no incentivo aos estudante. Neste ano foi realizada a segunda edição do Conexão Educa Gaspar e do Conexão 180º, implementados em 2021. Uma das propostas é instigar alunos e professores de 5º e 9º anos no aprendizado de disciplinas como português e matemática através de uma espécie de competição. Neste ano as vencedoras foram as turmas 5º ano 01 da EEB Belchior e 9º ano 02 da EEB Ferandino Dagnoni.

Cada turma vencedora ganhou uma excursão para lugares que ainda serão definidos e divulgados. O resultado foi divulgado na manhã desta quarta-feira em clima de festa e surpresa. A equipe da Secretaria de Educação invadiu as escolas vencedoras com apoio do Corpo de Bombeiros fazendo muita festa e a alegria dos jovens.

O Conexão tem o objetivo instigar professores em relação às matrizes de referência do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), para planejar e desenvolver ações com os alunos. Além disso, o projeto propõe aos alunos do 5º e 9º anos novas rotinas de estudos, a fim de identificar possíveis fragilidades e aumentar as potencialidades de cada estudante da rede municipal de ensino.

Mais de 1.000 alunos participam do projeto. O programa é dividido em quatro etapas, que inicia com a fase de diagnóstico, realizada pelos diretores e coordenadores de cada instituição de ensino, essa etapa inclui familiares, professores e alunos. A segunda etapa é a realização de questões de matemática e língua portuguesa, elaborada por turma. A terceira etapa é a avaliação do diagnostico e aplicação de avaliações. E por fim a última etapa é uma avaliação do percentual de frequência dos estudantes das turmas durante a aplicação do diagnostico.

Desde novembro de 2021, o Conexão Educa Gaspar é lei (Nº 4.164), e prevê no calendário municipal da rede de ensino essas ações. Para o prefeito Kleber Wan-Dall, esses projetos vão aprimorar a educação no município. “Com esses projetos conseguimos proporcionar autonomia e confiança para os nossos alunos da rede municipal. Nosso maior foco é melhorar a qualidade de ensino da educação para que nossos alunos tenham sucesso posteriormente. É por eles que estamos aqui, buscando aprimorar as atividades desenvolvidas em sala de aula, por isso não medimos esforços para criar novos projetos”, finaliza Wan-Dall.