EEB Ferandino Dagnoni promove ações para o descarte adequado de lixo
Alunos do 7º ano produziram bituqueiras para mobilizar a comunidade
A Escola de Educação Básica (EEB) Ferandino Dagnoni, reconhecida como Escola Azul, está empenhada em promover a conscientização sobre a importância do descarte adequado de resíduos nocivos ao meio ambiente. Em linha com a Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030), declarada pela ONU, a diretora da escola Josiani Bernardo Calefi e os alunos do 7º ano desenvolveram uma iniciativa para a confecção de bituqueiras de cigarro.
A medida foi tomada após perceberem que no entorno da escola havia muitas bitucas de cigarro no chão, os alunos decidiram criar bituqueiras para serem instaladas em locais estratégicos próximos a escola, incluindo empresas da região. O objetivo principal dessa ação foi mobilizar a comunidade escolar para o descarte correto de bitucas de cigarro.
De acordo com a diretora-adjunta da escola, Aline Luíza Simon Camargo, o filtro de cigarro é um grande agente poluidor. “O filtro de cigarro é um resíduo pequeno, altamente tóxico e poluente, com decomposição de até 5 anos, tempo em que as bactérias e fungos digerem o acetato de celulose existente no filtro. Jogar um cigarro sem filtro no campo é nocivo, uma vez que o tabaco e a celulose levam quatro meses para sumir. Contudo, se jogado no asfalto, o tempo de vida da bituca é ainda maior”, explica a diretora.
Conscientes dos danos ambientais causados por esses resíduos, os alunos, representantes e embaixadores da Escola Azul, Yasmim e Gabriel Breno, apresentaram a ideia para a Secretaria de Educação e realizaram a entrega das coletoras para o Centro de Desenvolvimento Infantil (CDI) Fátima Regina e na empresa DDX, que também fica localizada no Bairro Gasparinho.
A EEB Ferandino Dagnoni adota um o compromisso com a sustentabilidade e a preservação dos oceanos. Como Escola Azul, busca promover a educação ambiental, incentivando ações práticas que levem à conscientização e à mudança de comportamento. A confecção das bituqueiras é um exemplo dessa iniciativa, engajando os alunos e envolvendo a comunidade no cuidado com o meio ambiente.
O que é ser uma Escola Azul?
‘Escola Azul’ é um programa que procurar inserir a cultura oceânica em escolas públicas e privadas de todo o país. O projeto é coordenado pela Maré da Ciência, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e reconhecido pela Unesco, agência das Nações Unidas para Educação e Cultura e conta com o apoio do Ministério da Tecnologia e Inovações (MCTI).
O Programa Escola Azul é uma rede de educadores e estudantes em prol da educação para um oceano e um futuro sustentável, incentivando a pesquisa científica, inovações tecnológicos voltados para limpeza, segurança e sustentabilidade. O Conceito Escola Azul trabalha o tema oceano no currículo escolar no intuito de desenvolver o pensamento crítico e criativo para engajar a comunidade escolar na cultura oceânica.