EEB Norma Mônica Sabel promove Semana da Consciência Negra
Ação foi realizada dos dias 20 a 24 de novembro
A Consciência Negra é um tema de extrema relevância no contexto educacional, pois promove o entendimento, respeito e valorização da cultura afro-brasileira, ao mesmo tempo em que combate o racismo e promove a igualdade racial. Por esse motivo, a EEB Norma Mônica Sabel promoveu dos dias 20 a 24 de novembro ações de conscientização na Semana da Consciência Negra.
A história do Brasil está profundamente entrelaçada com a contribuição dos afrodescendentes, cujas influências moldaram nossa sociedade de maneira inestimável. Portanto, é dever dos educadores de proporcionar as novas gerações a oportunidade de aprender sobre a herança cultural, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes, empáticos e comprometidos com a justiça social.
Nesse contexto, o projeto “20 anos da Lei 10.639/03: o que temos feito e o que ainda precisamos fazer?” em parceria com outras instituições de ensino, se apresenta como uma iniciativa que visa envolver nossos alunos do ensino fundamental em uma jornada de descoberta e celebração da diversidade étnica e cultural do Brasil.
Durante uma semana, os alunos da unidade tiveram a oportunidade de explorar a história da África, a luta contra a escravidão, a contribuição de personalidades negras inspiradoras e a riqueza da cultura afro-brasileira. Dessa maneira, além de conhecer sobre a nossa diversidade étnica, é uma grande oportunidade para conhecer também a comunidade negra de Gaspar. Comunidade essa com grandes personalidades locais e até com projeção nacional, mas que ainda é pouco difundida.
Durante uma semana, várias ações foram promovidas na escola, dentre elas: rodas de conversa, contação de história, oficina, exibição de documentários, apresentações artísticas, exposição de quadros, exposição de fotografias e exposição de trabalhos. Estas ações envolveram toda a escola, desde o 1º até o 9º ano.
As ações foram promovidas em parceria com outras unidades de ensino, sendo elas: Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Gaspar (IFSC), Casa das Oficinas Dagobert Günther, EEB. Frei Godofredo e CDI Maria da Silva (Vovó Lica) e idealizador do projeto foi o professor Gláuber de Jesus (Arte Educador Música).