Em celebração ao Dia da Pessoa com Deficiência, CDIs promovem ações

Diversos CDIs do município realizaram atividades promovendo a conscientização

Conscientização, inclusão e aproximação com o tema são os objetivos das atividades nos CDIs de Gaspar em alusão ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, celebrado anualmente no dia 21 de setembro. As ações buscam aproximar as crianças com o tema desde cedo, através de atividades que estimulem o pensamento e conhecimento sobre o assunto.

CDI Francisco Mastella

No dia 29 de setembro, o CDI Francisco Mastella promoveu uma noite especial para as crianças com momentos de equoterapia, pintura facial, brinquedos e muita diversão com a presença das famílias. A mensagem que o CDI enfatiza para a comunidade escolar é a de que “inclusão é um direito daqueles que precisam, e incluir é um dever de todos”. Além disso, a unidade promove diversas atividades através do AEE (Atendimento Educacional Especializado).

CDI Tempos de Infância

O CDI Tempos de Infância promoveu no dia 26 de setembro uma festa alemã com a presença do vovô e vovó chopão. Foram desenvolvidas duas propostas, pintura e dança. Na proposta de pintura, as crianças participaram da atividade de colorir com giz de cera. E a dança foi realizada durante a festa alemã.

CDI Emília Theiss

No mês de setembro o CDI Emília Theiss, realizou a conscientização da inclusão da pessoa com deficiência, com a divulgação a comunidade escolar por meio de uma exposição e de uma roda de conversa com a participação da psicóloga Silvia Raquel Boniati. Os trabalhos foram realizados a partir do tema: “Como preparar as crianças para a inclusão”. Por meio de interações entre as turmas do CDI as crianças ouviram a contação de histórias que resultou na estruturação de árvores multicoloridas estabelecidas pelas crianças e pelas famílias.

CDI Mercedes Melato

No dia 27 de setembro, o CDI Mercedes Melato promoveu uma apresentação com a participação dos profissionais da Educação Especial Professora Lourdes Alves de Oliveira juntamente com a auxiliar da Educação Especial Fernanda Patrícia de Souza que em roda de conversa com as crianças enfatizaram a importância da inclusão. As crianças e funcionários depois cantaram duas músicas do repertório infantil (Borboletinha, e Dona Aranha) em libras.

CDI Vovó Leonida

No dia 13 de setembro, CDI Vovó Leonida promoveu uma palestra com a psicopedagoga Eliane Costa Kretzer sobre o impacto das telas no desenvolvimento infantil. A palestrante alertou sobre os efeitos negativos do uso excessivo de dispositivos eletrônicos, associando-o a problemas cognitivos, emocionais e sociais em crianças. Recomendou estabelecer limites de tempo de tela, selecionar conteúdos apropriados e promover atividades off-line para equilibrar o desenvolvimento. Destacou a importância da participação ativa dos pais e da criação de um ambiente propício ao equilíbrio entre tempo de tela e outras atividades. O evento contou com a participação das famílias e a colaboração da equipe do SEFFOP.

CDI Cecília Venturi

O CDI Cecília Venturi promoveu durante o mês de setembro, com a professora de educação especial, Beatriz Costa Saraçol, ações para incentivar a brincadeira e interações entre turmas com as crianças de diversas idades. Além das rodas de conversa com as crianças, falando das diferenças e respeito às diversidades, foram realizadas brincadeiras como corrida de saco, teia de aranha e bate balão.

CDI Thereza Beduschi

No dia 12 de setembro, o CDI Thereza Beduschi promoveu na unidade, o dia da conscientização. Na ocasião, as crianças foram com roupas ou acessórios laranja. Além disso, realizaram um desfile, no dia 15, apresentando o projeto “Somos Todos Especiais” com a turma de 4 a 5 anos. Dentre as ações também colocaram fotos no mural da unidade.