Emissão de novas identidades é temporariamente suspensa no Estado

Durante os dias 2 e 7 de março haverá atualização nos sistemas para emissão do novo documento

Em virtude da implantação do novo sistema de identificação que tornará possível a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional – CIN – em todo o estado, o setor de documentos, na Prefeitura de Gaspar, não fará emissão do documento entre os dias 2 e 7 de março. Este período estará disponível apenas para quem vai retirar o documento já solicitado. O agendamento será realizado a partir de 8 de março.

O fechamento do local será realizado por conta da necessidade de reprogramação dos sistemas de atendimento atuais e finalização dos processos referentes aos atendimentos já realizados, possibilitando desta forma o início da emissão da CIN.

A Carteira de Identidade Nacional adotará um novo visual, além de possuir uma versão digital, similar ao que já ocorre com a Carteira Nacional de Habilitação. O novo documento vai eliminar o RG, agora, o cidadão terá como número de identificação apenas o CPF, ou seja, será um número único válido em todo o país. Na nova carteira, constarão outras informações, como o tipo sanguíneo, o número da CNH e o título de eleitor.

No entanto, o mais importante: não é preciso correr para emitir o novo documento, uma vez que a carteira de identidade atual tem validade até o dia 1º de março de 2032, não havendo necessidade, desta feita, de pressa, até para que não haja sobrecarga no atendimento à população.