Equipe de Gasparense vence etapa do brasileiro de corrida de aventura

Competição aconteceu nos dias 15, 16 e 17 na cidade de Itacaré na Bahia

Durante os dias 15 a 17 de julho 17 equipes estiveram presentes no Desafio Eco Trail, que é valido como uma etapa do Circuito Brasileiro de Corrida de Aventura e organizado pela Confederação Brasileira de Corrida de Aventura. A etapa contou como pontuação para o ranking brasileiro e sul-americano de Corrida de Aventura e foi realizada na cidade de Itacaré, em um lugar paradisíaco no litoral sul do estado da Bahia.

Uma dessas 17 equipes que estiveram participando do Desafio Eco Trail é a Team Brazil Multisport, representada pelo atleta da Fundação Municipal de Esportes e Lazer – FMEL Gaspar Jonas Junkes que é um dos muitos atletas gasparenses beneficiados pelo Programa Bolsa Atleta Gaspar, também pelo atleta Fredy Guerra, e pelo casal Camila Nicolau e Guilherme Pahl, além do britânico Nick Gracie que não participou desta etapa. A equipe Team Brazil Multisport hoje ocupa a 3ª colocação no ranking mundial de Corrida de Aventura.

“Hoje o Programa Bolsa Atleta Gaspar contempla mais de 40 atletas em diversas modalidades dentro do município. Jonas é atleta de uma modalidade em que começamos a contemplar recentemente. A corrida de Aventura é um esporte que vem crescendo muito nos últimos anos, principalmente na nossa região. Esses resultados que ele vem alcançando junto de sua equipe fortalecem ainda mais o esporte na nossa região, trazendo cada vez mais participantes para essa modalidade”, ressalta o Diretor-Presidente da FMEL Gaspar, Roni Muller.

A etapa foi realizada em um percurso de 135 km, que foram percorridos nas modalidades de trekking, mountain bike, rapel, tirolesa, rafting e natação. A largada da prova aconteceu às 8h da manhã, na Praia da Engenhoca para um trekking (Corrida em terreno irregular natural) de 18km. “Antes da Largada já sabíamos que teríamos uma boa disputa entre as 4 primeiras colocadas! E não foi diferente do que imaginamos. Iniciamos no primeiro pelotão alternando posições alucinadamente com as equipes Aksa, Quasar Lontra e Mamba Negra. No PC 4 as equipes bateram um pouco cabeça para encontrar, mas numa rápida navegação se encontraram e seguiram a rota”, relembra Jonas.

A equipe entrou na primeira transição em Serra Grande – BA em segundo lugar, mas fazendo uma transição relâmpago assumindo a liderança na Bike de 48km até a base da Ativa Rafting no Rio das Contas. A equipe correu cerca de 3km estrada acima até alcançar o bote e entrar nas corredeiras Nível 3 e 4 entrando na prova de rafting. “A prova estava muito sugada até ali, fazendo muito calor e num ritmo frenético. O Rio veio para refrescar nossas almas e acender o sinal das cãibras”, comenta Jonas.

Após o rafting a equipe iniciou um trekking de 15km nas fazendas de Cacau de itacaré, onde fazia muito calor e tinha varias subidas e descidas. “Nesse momento tive que ligar o botão do “survivor” e super hidratar e alimentar freqüentemente para seguir no ritmo da equipe” relembra Jonas.
No final do Trekking a equipe partiu para um rapel em 20m de cachoeira e mais 100m de natação onde conseguiram amenizar um pouco o forte calor que fazia na região e equilibrar a temperatura corporal. Depois da natação iniciaram uma Bike de 40km, com muitos morros em caminhos e trilhas surreais do litoral sul da Bahia. “O ponto chave foi a lua cheia/virando minguante nascendo gigante numa cor vermelha de outro mundo”, exalta Jonas.

Chegando ao final da prova a equipe cruzou com as equipes que ocupavam a 2ª e 3ª colocação, depois de 140km percorridos em 15h20′ de prova, a equipe chegou no local onde aconteceu o ultimo PC (locais de passagem obrigatória das equipes durante a corrida) e terminou a prova com a primeira colocação, vencendo a competição que vale pontuação para o ranking Brasileiro e Sul-americano. No local do ultimo PC estava acontecendo uma balada, “o povo parou a festa para nos receber, foi emocionante!” afirma Jonas.

“Gostaria de agradecer os meus parceiros de equipe pela oportunidade de compartilharem mais essa grande aventura ao meu lado, a minha esposa Silvana por me apoiar e estar sempre do meu lado e também a Prefeitura Municipal de Gaspar e a FMEL Gaspar por todo o suporte e apoio realizado através do programa Bolsa Atleta” agradece Jonas.

Essa etapa do circuito Brasileiro serviu também como uma preparação para a equipe do Team Brazil Multisport, a equipe viaja em setembro para o Paraguai para a disputa do Ar World Championship – Expedición Guarani 2022, que é uma etapa de 550 km valida como etapa do Circuito Mundial de Corrida de Aventuras. “Já estamos em preparação para o Mundial em Setembro no Paraguai, e essa etapa foi um medidor de onde precisaremos melhorar nos detalhes. Estamos em constante evolução para chegar 100% para essa etapa” Afirma Jonas.