Escolas de Gaspar recebem material estadual do Programa ‘Defesa Civil nas Escolas’

Entrega aconteceu nesta quinta-feira, no Auditório da Prefeitura de Gaspar

O programa ‘Defesa Civil nas Escolas’ recebeu mais um incentivo do estado para continuar o trabalho de facilitar o entendimento dos estudantes diante de possíveis eventos adversos e para promover a percepção de riscos. Todas as escolas participantes do programa municipal estiveram presentes no auditório da Prefeitura de Gaspar para conhecer o funcionamento do Programa Estadual e como ele se integra com o programa já realizado pela Defesa Civil de Gaspar.

A Superintendente de Defesa Civil de Gaspar, Ana Janaina Medeiros de Souza, comemora a parceria com a Defesa Civil do Estado. “O Projeto tem como objetivo fortalecer as medidas de proteção e prevenção nas escolas. Com a aplicação dos dois projetos, vamos conseguir atender uma demanda ainda maior de estudantes, deixando nossas gerações futuras ainda mais preparas para enfrentar desafios relacionados a desastres naturais e situações de emergência”, explica a Superintendente.

Os materiais entregues foram: um caderno para o professor e aluno, um almanaque, panfletos e placas para as escolas. O objetivo desses materiais é facilitar o aprendizado dos alunos, fornecendo o conhecimento necessário para tomar decisões adequadas em eventos adversos que possam ocorrer.

Neste ano, o programa municipal já está atuante no município desde março. Os encontros da capacitação acontecem todas as terças e quintas-feiras com aproximadamente 485 alunos dos 4º anos da rede de ensino municipal, nos períodos matutino e vespertino. Quem também recebe uma capacitação nessas visitas da defesa civil são os diretores das escolas, que prevê uma formação sobre planos de evacuação nas escolas.

“A ideia desse programa é integrar o programa municipal e proporcionar aos alunos uma mudança de conceito. Quando o aluno tiver que passar por alguma situação que consiga ter uma analise sobre o que esta acontecendo para tomar a melhor decisão. Da mesma maneira acontece com os professores e diretores, no caso de uma evacuação, consigam tomar as melhores decisões e transparecer calma aos alunos”, explica o Coordenador Regional de Defesa Civil, Maykel Campestrine.

O programa realizado pela Defesa Civil do Estado de Santa Catarina deve começar nas próximas semanas. Enquanto o municipal é realizado com os alunos dos 4º anos e ministrado pelos profissionais de Defesa Civil do município, o Estadual é realizado com os alunos dos 6º e será ministrado pelos próprios professores das turmas que receberam um curso da Defesa Civil do Estado.

Foto: Paulo Spengler