Escolas e CDIs promovem momentos temáticos com alimentação saudável

Ação foi realizada nesta sexta-feira em diferentes unidades escolares do município

Nesta sexta-feira, dia 23, os estudantes e crianças de algumas escolas e Centros de Desenvolvimento Infantil (CDIs) de Gaspar tiveram um dia animado e repleto de atividades para celebrar a época de festas juninas. Além de participarem de projetos educacionais envolvendo alimentação saudável e culinária, receberam muito aprendizado e carinho.

As escolas e CDIs tiveram um cardápio especial preparado pelo setor de Diretoria de Alimentação Escolar, para comemorar o período O bolo de milho, pipoca e o quentão de suco de uva quente com gengibre, canela e cravo estiveram à disposição dos alunos durante o dia. Além disso, houve a opção de pão com hambúrguer caseiro, que também fez parte do cardápio dos CDIs.

No CDI Natália Andrade dos Santos, localizado no Bairro Lagoa, os alunos aproveitaram o clima festivo para realizar um piquenique e se divertir com a produção de pizzas caseiras. Sob a supervisão dos professores, as crianças puderam aprender sobre os ingredientes utilizados na receita, além de colocarem a mão na massa e montarem suas próprias pizzas.

Já no CDI Sônia Gioconda Beduschi Buzzi, no Bela Vista, as crianças tiveram a oportunidade de colher alimentos frescos diretamente da horta. Com o auxílio dos educadores, elas aprenderam sobre a importância de uma alimentação saudável e sustentável, vivenciando na prática o cultivo de alimentos. A iniciativa busca despertar o interesse dos pequenos pela natureza e estimular hábitos alimentares mais saudáveis desde a infância.

A Escola de Educação Básica (EEB) Aninha Pamplona Rosa, do Bairro Santa Terezinha, também se envolveu nas comemorações das festas juninas. A escola promoveu uma festa temática com danças, brincadeiras e comidas típicas, como o tradicional bolo de milho, pipoca e quentão (sem álcool). Os alunos se vestiram a caráter, com trajes caipiras coloridos e enfeitados.

No CDI Emília Theiss, no Bairro Gaspar Grande, a horta foi o centro das atenções. Os estudantes tiveram a oportunidade de aprender sobre o cultivo de alimentos e o processo de plantio, colheita e consumo sustentável, além de conhecer um pouco mais de matemática e empreendedorismo, já que algumas mudas de alface foram simbolicamente vendidas entre os alunos. A experiência permitiu que eles compreendessem a importância da agricultura e a valorização dos alimentos frescos e saudáveis.

A diretora de Alimentação Escolar, Bruna Nagel, destaca a relevância das ações realizadas, aliando-as à alimentação saudável. “As atividades realizadas nas escolas e CDIs do município evidenciam a importância de unir momentos lúdicos e festivos com projetos educacionais que estimulem o aprendizado e a vivência prática. Além disso, conseguimos promover o contato com a natureza, a valorização dos alimentos saudáveis e a cultura, que são momentos que contribuem para a formação integral dos estudantes, além de proporcionar experiências enriquecedoras que ficarão marcadas em suas memórias”, finaliza a diretora.

Fotos: Divulgação