Escolas realizam atividades em alusão do Dia da Pessoa com Deficiência
Ações buscam promover a conscientização sobre o tema
Com o objetivo de conscientizar a comunidade escolar e marcar o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, celebrado anualmente no dia 21 de setembro, escolas de Gaspar promoveram diversas ações durante o mês de setembro. As atividades foram realizadas em diversas unidades do município e contaram com a participação de estudantes e professores, além das equipes gestoras de cada escola.
Escola Professor Vitório Anacleto Cardoso
A Escola Professor Vitório Anacleto Cardoso celebrou o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, promovendo diversas atividades para conscientização sobre a importância da inclusão. As ações contaram com palestras de paratletas, apresentação literária, exibição de filme sobre superação, teatros infantis, visita à CAESP (Centro de Atendimento Educacional Especializado) e encerramento com filme da “Turma da Mônica em inclusão social”. O objetivo foi divulgar o tema, promover respeito e sensibilizar os alunos.
Escola Belchior
No dia 29 de setembro, a EEB Belchior realizou com os alunos, um momento alusivo ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência. Para a atividade, foi preparado um mural com o tema, fizeram uma explanação sobre o assunto e passaram um vídeo da turma da Mônica, que traz alunos com necessidades especiais no contexto escolar e os amigos acolhendo e auxiliando. Foi um momento de perguntas, reflexões e percepções, foi muito proveitoso e esclarecedor.
Escola Olímpio Moretto
A Escoa Olímpio Moretto promoveu no dia 28 de setembro a 2º Integração Inclusiva. O evento contou com diversas apresentações e convidados, entre eles a AMA, Apae, Paradesporto e AEE de outras unidades. O evento teve como objetivo a conscientização sobre a importância da inclusão das pessoas com deficiência e o envolvimento de toda a comunidade escolar.
O secretário de educação, Emerson Antunes, destaca que as ações buscam promover igualmente, a inclusão dessas pessoas. “Trabalhamos sempre buscando a inclusão das pessoas com deficiência nas unidades, além de buscarmos levar mais informações sobre o tema e envolver a comunidade escolar”, explica Antunes.