Evento marca um ano de Gaspar como Capital Nacional da Moda Infantil

Ação é uma iniciativa da Prefeitura de Gaspar e entidades empresariais do município

Gaspar se prepara para celebrar um marco importante na sua história. No dia 15 de junho, a cidade comemora um ano desde que recebeu oificalmente o título de Capital Nacional da Moda Infantil. Por isso, um evento será realizado para celebrar essa conquista. A ação é uma iniciativa em conjunto da Associação Empresarial de Gaspar (ACIG), Associação dos Empreendedores de Micro e Pequenas Empresas e dos Empreendedores Individuais de Gaspar e Região (AMPE), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e conta com o apoio da Prefeitura de Gaspar.

O evento terá início às 19h e acontece no Auditório do Hotel Raul’s. A comemoração contará com uma série de atividades para a indústria têxtil e todos os setores interessados em moda infantil. A noite começará com homenagens a instituições que contribuíram para o sucesso da indústria da moda infantil em Gaspar. Essa é uma oportunidade para reconhecer e agradecer a dedicação e o compromisso dessas pessoas que impulsionam o setor na cidade.

Uma palestra sobre sustentabilidade na área têxtil será um dos destaques do evento. O biólogo Pedro Beduschi e o engenheiro Químico, Kenji Ongava, compartilharão suas perspectivas e conhecimentos sobre práticas sustentáveis no setor. Os interessados podem se inscrever através do link:

Palestra sustentabilidade na área Têxtil .

Também está programado uma apresentação da Identidade Visual da Capital Nacional da Moda Infantil, destacando o símbolo que representa essa importante conquista para a cidade. Será apresentado ainda um diagnóstico detalhado do progresso alcançado ao longo do último ano e das metas futuras para consolidar ainda mais o status de Gaspar como referência na indústria da moda infantil.

Após as atividades no auditório, os participantes estão convidados a desfrutar de um jantar comemorativo no Restaurante do Hotel Raul’s, a partir das 20h30. O jantar será realizado mediante adesão, com um valor simbólico de R$40,00. Os interessados em participar do jantar podem entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Renda ou Turismo, ou com os parceiros do evento para adquirir os cartões.

O prefeito Kleber Wan-Dall, destaca a importância do evento e do título ao município. “A comemoração do primeiro aniversário de Gaspar como Capital Nacional da Moda Infantil promete ser um momento especial e inspirador. É uma oportunidade para refletir sobre as conquistas do último ano, fortalecer parcerias e planejar um futuro ainda mais promissor para a indústria da moda infantil na cidade”, salienta o prefeito.

Histórico

Em 15 de junho de 2022, o ex-presidente da república, Jair Messias Bolsonaro, sancionou a Lei que tornou o município como a Capital Nacional da Moda Infantil. Uma comitiva gasparense, formada por lideranças do setor empresarial e industrial do município estiveram presentes em Brasília para acompanhar o ato solene. O sonho de ser a Capital Nacional da Moda Infantil iniciou há muitos anos, mas, somente em 2019 o projeto de Lei foi protocolado pelo ex-deputado Federal Rogério Peninha, motivado pela administração municipal e por representantes da sociedade civil organizada. Após todos os trâmites protocolares e aprovação da Câmara dos Deputados e do Senado, a Lei foi sancionada e o título é oficial foi concedido.

Atualmente, Gaspar é responsável pela produção de mais de 50% da moda infantil das grandes magazines do Brasil. O título é um reconhecimento de todo o trabalho realizado no município, além de uma oportunidade para receber e organizar eventos e feiras têxteis voltados ao segmento, por exemplo. Por ano, o município envia diariamente milhares de peças para todo território nacional e é caracterizado por ter um produto diferenciado e de qualidade.

A indústria têxtil no município emprega cerca de oito mil colaboradores de forma direta e é responsável por quase 40% do PIB no município. Ao todo, são aproximadamente 870 empresas de confecção, 480 facções e 85 tinturarias, fiações, tecelagem e outros. Cerca de 60% dessas empresas são voltadas para o setor infantil e 50% da produção de moda infantil do Brasil, comercializado, inclusive, para grandes magazines do país, vem de Gaspar.

Foto: Elisiane Roden