Eventos do Festinver agitam o final de semana em Gaspar

Concurso de Bandas, Gaspar Drum Fest e Feira de Artesanato e mercado de Pulgas movimentaram a Arena Multiuso

Neste final de semana, a Arena Multiuso Prefeito Francisco Hostins foi palco de dois grandes eventos do Festinver. No sábado, dia 22, foi realizada a 35ª edição do Concurso de Bandas e Fanfarras, e no domingo (23) aconteceu a segunda edição do Gaspar Drum Fest. Além disso, ambos os dias contaram com a Feira de Artesanato da GasparArt e o Mercado de Pulgas. Os eventos foram realizados pela Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Renda e Turismo e da Diretoria de Cultura.

No sábado, duas escolas gasparenses foram vencedoras do Concurso de Bandas e Fanfarras. As bandas da EEB Zenaide Schmitt Costa e da EEB Olímpio Moretto conquistaram medalhas e troféus de ouro e prata em suas categorias. O evento é um dos mais tradicionais do Brasil e esse ano realiza uma edição comemorativa, em virtude de 35 anos de campeonato. O objetivo geral do evento é difundir a cultura e a arte por meio de atividades musicais, bem como manter a tradição de bandas e fanfarras no município, fomentando o desenvolvimento artístico e oportunizando os profissionais de nossa cidade.

Conheça as bandas e fanfarras

Escola Municipal Olímpio Moretto

A Banda Musical da Escola Municipal Olímpio Moretto foi fundada em agosto de 2022. É composta por 65 estudantes com idades entre seis a 16 anos. Eles participam de diversas atividades musicais e concursos. Na 35º edição do Concurso de Bandas e Fanfarras conquistaram duas medalhas. O 1°Lugar na categoria Banda de Percussão Marcial (Infanto-juvenil) e 2° Lugar na categoria Linha de Frente Marcial. As apresentações contaram com músicas inéditas criadas pelo maestro e estudantes

Escola Municipal Zenaide Schmitt Costa

A fanfarra da Escola Zenaide Schmitt Costa foi reativada em agosto de 2022 com a finalidade de incentivar as atividades musicais, bem como representar Gaspar em eventos municipais e Regionais, se preparando para Desfiles, e Concursos na região. Atualmente o grupo conta com aproximadamente 20 integrantes entre 11 e 14 anos, divididos em instrumentos de percussão e teclas. Neste sentido, a prática em grupo fomenta a união, respeito e também disciplina dos participantes. Conquistaram o 1º Lugar na categoria Banda de Percussão Sinfônica (Infanto-Juvenil).

Drum Festival

Além do Festival de Bandas e Fanfarras, a Arena Multiuso Prefeito Francisco Hostins foi palco da segunda edição do Gaspar Drum Fest. O evento, que aconteceu no domingo (23) teve duração de cerca de quatro horas e contou com a participação de mais de 70 bateristas, que tocaram simultaneamente as melhores músicas do rock nacional e internacional. A Banda Glicose foi responsável por dar voz à orquestra de bateristas, animando o domingo. Músicos de Gaspar e de diversas cidades de Santa Catarina participaram do evento.