Expedicionários e soldados gasparenses são homenageados

Prefeitura inaugurou monumento que ficará exposto na Praça Getúlio Vargas

O memorial para homenagear os cidadãos de Gaspar que defenderam valores e a liberdade durante a Segunda Guerra Mundial foi inaugurado nesta quinta-feira, dia 24. O Memorial da Força Expedicionária Brasileira Filhos de Gaspar, dedicado aos expedicionários e soldados, ficará exposto na Praça Getúlio Vargas, em frente à Prefeitura de Gaspar.

A celebração contou com uma exposição de veículos do Exército, entrega de homenagem aos familiares, inauguração do memorial e apresentação da Banda do Exército, com diversas músicas e o Hino Nacional. A inauguração do memorial é uma ocasião que representa não apenas a memória deles, mas também a unidade e o respeito pela história que moldou a sociedade atual.

O vice-prefeito Marcelo Brick ressaltou a importância de homenagear esses gasparenses por sua bravura e coragem. “O memorial só ressalta a gratidão que temos a eles, que durante o período da guerra estiveram à disposição do Brasil e da população brasileira. O memorial é para manter viva a memória do que eles fizeram por todos nós”, enfatizou.

O memorial é um testemunho da dedicação contínua à preservação da herança cultural e ao reconhecimento de indivíduos notáveis. A pesquisa para o memorial foi conduzida por Amélia Salete Schmitt Wehmuth e Aldir Wehmuth, o projeto de Lei é de autoria da vereadora Zilma Sansão Bemevenutti e o monumento é assinado pelo Arquiteto e Urbanista Felipe Testoni.

A vereadora Zilma ressaltou a importância do memorial para reforçar a história na educação. Além de ser responsável pela Lei que permitiu a implantação, a vereadora também é autora da Lei que fixa o dia 8 de maio como o Dia da Vitória, em homenagem a esse marco histórico.

Também esteve presente na ocasião o Sr. Arnoldo Lana, de Brusque, que atualmente tem 102 anos e está entre os três catarinenses ainda vivos que participaram efetivamente da Segunda Guerra Mundial.

Além do monumento, os familiares dos expedicionários homenageados receberam um revista com os seus nomes e e o resultado da pesquisa e um certificado da FEB.

Gasparenses na Segunda Guerra Mundial

Relação de gasparenses que participaram efetivamente das operações de guerra armada na Itália e na vitória contra os nazi-fascistas: Adolfo Dorow, Adolfo José Klock, Alóis Pitz, Anselmo Olímpio Bonelli, Arnoldo Muller, Benevenuto Bendini, Cristovam Pedro Schramm, Dorval Zuchi, Eduardo Schmitz, Ermínio Graciola, Haroldo Sievert, Herbert Wehmuth, Irineu Klock, João Bendini, João Melato, Luis Russi, Modesto Marquetti, Odorico Marquetti, Oswaldo Eberhardt e Paulo Junkes.

Relação dos gasparenses que serviram como soldados de prontidão: Abelino Alberto Schmitt, João José De Oliveira, Aleonor Benevenutti, João Quintino, Alfredo Tomio, José Leonel Aguiar, Alfredo Wehmuth, Leandro Dagnoni, Ambrósio Müller, Leonardo João Deschamps, Armando Graciola, Olímpio Hahnemann, Fernando Rodolfo Pamplona, Osmário Ezequiel Francisco, Hermógenes Dos Santos, Paulo Wehmuth, Izidro Marquetti, Reinaldo Demmer e Reinoldo Vilbert.

Link das fotos do evento: https://drive.google.com/drive/folders/1eT0OQ7CsOh954E0pxTpP-DZKy0JB1ves?usp=sharing